Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 11 de janeiro de 2014

Matemática: vale a pena estudá-la para concursos públicos?

Matemática: vale a pena estudá-la para concursos?


Matemática Financeira, Estatística, Raciocínio Lógico Matemático... Para uma parte dos concurseiros, ouvir estas matérias é sinal de pânico, uma vez que não são todos que conseguem resolver uma questão de juros, um gráfico de estatística, ou mesmo um problema de raciocínio lógico.

Junto com esta dificuldade, vem uma pergunta que muitos concurseiros sempre fazem: vale a pena estudar matemática para concursos públicos?

A resposta, como quase tudo no mundo dos concursos, é relativa, depende vários fatores:

1 - Mínimos exigidos: se sua prova cobrar mínimo por matéria, não tem como fugir, tem que encarar de frente as temidas áreas da matemática. Uma dica é procurar aprender as partes mais fáceis de cada ramo da matemática que vai cair na sua prova, para tentar garantir a pontuação mínima. Estudar um pouco mais de Raciocínio Lógico também pode ser uma opção, pois por vezes esta matéria não exige tanto nos cálculos, mas mais da capacidade de resolver um problema por si só.
Já se o mínimo for por prova, pode ser que até "dê pra escapar", mas ainda assim precisarão ser analisados outros fatores antes dessa decisão, como previsão da nota de corte, por exemplo.

2 - Previsão da nota de corte: se sua prova exigir 'apenas' mínimos por prova, pode ser que dê para abandonar um pouco matemática. No entanto, se as previsões para nota de corte estiverem altas, mesmo não tendo mínimo necessário na matéria, precisaremos de todos os preciosos pontos, portanto mãos-à-obra.

3 - Facilidade do concurseiro: este terceiro ponto pode colocar os 2 primeiros em segundo plano, dependendo da resposta. Se você tem facilidade com a matéria, mesmo que não seja exigido mínimo por matéria nem que a nota de corte esteja prevista para ser alta, estude a matéria, resolva exercícios e garanta importantes pontos rumo à aprovação.

Sempre fique atento ao tempo disponível para resolver a prova, pois matemática é uma matéria que geralmente toma muito tempo para resolução, por vezes tirando pontos que seriam facilmente ganhos em questões de outras matérias de resolução mais curta.

Em suma após analisar todos esses pontos, cabe a você, concurseiro, decidir: vale a pena estudar matemática para concursos?
Compartilhe este artigo:

0 comentários

 
© Blog Ciclos de Estudo™
Posts RSS Comments RSS
Back to top