Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

O que esperar do CESPE UnB na prova da Caixa



Foi publicado, no dia 23/01/20144, edital para concurso público da Caixa Econômica Federal (confira clicando aqui), certame a ser realizado pelo CESPE UnB. Teremos vagas para nível médio e nível superior.

A remuneração descrita no edital pode ser consideravelmente aumentada com o tempo, pois a Caixa disponibiliza um atraente plano de carreira para seus funcionários (um assistente administrativo, cargo imediatamente superior a função inicial de técnico bancário novo, recebe aproximadamente R$ 4.800,00 reais mensais, já inclusos o Vale-alimentação e o Vale-Refeição). Esta remuneração é maior, p. ex., que a recebida pela maioria dos cargos de nível médio do Judiciário. Além disso, o banco público paga semestralmente a PLR (Participação no Lucros e Resultados) para todos os seus colaboradores, e este valor, no ano passado, foi de aproximadamente R$ 4.000,00 reais por semestre.

• O que esperar do CESPE UnB na prova da Caixa em 2014?

A escolha do CESPE UnB causou temor na maioria dos concurseiros, pois todos sabem a tradição que a banca tem de 'vilã' dos candidatos. O último concurso do banco público, realizado em 2012, foi realizado pela Fundação CESGRANRIO.

O edital do atual concurso prevê questões do tipo 'certo e errado', em que cada questão errada anula uma certa, diferentemente do último edital da CEF organizado pelo CESPE, que tinha questões do tipo múltipla escolha. O grande detalhe (e complicador) da atual de seleção são os diferentes pesos aplicados às matérias:

- Português: peso 2;
- Conhecimentos Básicos (Matemática, Raciocínio Lógico, Ética, Atualidades e Legislação Específica): peso 1;
- Conhecimentos Específicos (Atendimento e Conhecimentos Bancários): peso 2.

Estes diferentes pesos tornam mais inviável ainda o 'chutômetro' (que já é desconselhado para as provas do CESPE), pois uma questão de errada de Atendimento, p. ex., anulará duas questões acertadas nas matérias com peso 1 de Conhecimentos Básicos. CUIDADO!

Como de costume, o CESPE não divulgou o número de questões de cada matéria que cairá na prova; entretando, pelos pesos divulgados, podemos deduzir que Português terá bastantes questões, além da já tradicional matéria de concursos bancários, carro chefe nos certames da CEF.

Outra característica do CESPE é o nível maior de dificuldade das questões quando comparado a outras bancas, por isso, mesmo com a manutenção da maiorira das disciplinas, pode-se esperar uma nota de corte bem menor que no último concurso (basta comparar as notas de corte dos anos de 2010, prova organizada pelo CESPE,  com do ano de 2012, organizada pela CESGRANRIO, em que as notas de corte de 2010 foram bem menores do que em 2012).

A banca também já organizou concurso para o Banco do Brasil, em 2008, sendo notado o mesmo efeito de aumento da dificuldade e dimuição da nota de corte em relação a concursos da measma instituição elaborados por outras organizadoras.

Similarmente ao último certame da CEF, nesta prova também será aplicada uma redação, de caráter eliminatório. Será necessário muito treino, pois uma redação mal feita anulará todo um bom trabalho nas provas objetivas.

Mesmo com as dificuldades, com estudo focado e correto, é perfeitamente possível vencer a CESPE.

Para todos aqueles que desejarem, o Blog Ciclos de Estudo™ oferece assessoria para os estudos do concurso da Caixa Econômica Federal, com uma análise completa do novo edital, indicação dos melhores materiais para estudo e confecção de um ciclo de estudos personalizado para orientar o dia-a-dia dos estudos do candidato. Toda a preparação do candidato será acompanhada pela equipe do Blog Ciclos de Estudo™.
Caso queira mais detalhes de como funciona e como adquirir, clique nos links a seguir: funcionamento da assessoria | como adquirir.



Bons estudos,

Equipe Blog Ciclos de Estudos™
Compartilhe este artigo:

1 comentários

 
© Blog Ciclos de Estudo™
Posts RSS Comments RSS
Back to top