Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Português nas provas da FCC (2ª parte)


Fundação Carlos Chagas - Blog Ciclos de Estudo™

Depois de conhecermos, no artigo "Português nas provas da FCC" (para ler clique aqui), como geralmente são divididas as questões nas provas de Português da ilustre banca,  hoje vamos nos aprofundar um pouco mais nesse tema, mostrando o quanto cada tipo de questão representou dentro das provas de Português nos últimos certames mais importantes aplicados pela Carlos Chagas.

Para quem leu o artigo anterior (reforço, se não leu, clique aqui e conheça), sabemos que usualmente a FCC divide suas questões de Português em 3 'tipos' principais:

1 - Interpretação de texto;
2 - Gramática aplicada ao texto; e
3 - Gramática pura.

Também tivemos umas noção, mesmo que não aprofundada ainda, de que é melhor fazermos primeiro a parte de gramática pura, para ganharmos confiança e preciosos pontos, que possivelmente perderíamos caso estivéssemos cansados (este assunto será profundamente tratado quando da publicação da 4ª parte do artigo "Português nas provas da FCC").

Agora, é importante saber que o número de questões de cada 'tipo' varia conforme a prova, entretanto existem algum padrões interessantes a serem notados.

• Aumento de questões do tipo 'gramática aplicada ao texto'

Para ilustrar este ponto, vamos observar uma tabela e dois gráficos:
Tabela 1 - Tipos de questões de Português separados por prova - FCC



Ambos gráficos retratam, em %, o quanto cada tipo de questão representava na prova. Através das colunas vermelhas, observamos o aumento cobrança das questões 'gramática aplicada ao texto' em duas das mais importantes provas fiscais do país: ISS-SP (2007 e 2012) e ICMS-SP (2006, 2009 e 2013).

Vemos claramente que, apesar das questões de 'gramática pura' ainda serem maioria (com exceção do ICMS-SP 2013), as questões "aplicadas ao texto" aumentaram bastante nas últimas provas: em ambos os certames, houve aumento de mais de 110% em relação às provas mais antigas analisadas (2007 para ISS-SP e 2006 para ICMS-SP), o que mostra a tendência da FCC em valorizar esse tipo de questão.

 As questões 'aplicadas ao texto' geralmente são as mais complicadas da prova, pois tomam tempo com o 'ir e vir' ao texto para verificar o que é pedido, além do cansaço psicólogico caso, após todo o esforço despendido, o candidato não consiga resolver a questão. Se o examinador quisesse, ele poderia elaborar essas questões sem a necessidade de consultar o texto, apenas colocando as frases no enunciado, mas ele não quer mais apenas saber se o aluno detem o conhecimento gramatical, tal qual uma prova de ensino médio, ele quer que o candidato use o conhecimento de gramática na prática, no texto, contextualizando os conteúdos nas mais diversas situações.

• Maior equalização dos 3 tipos de questões
Através dos gráficos anteriores, também podemos observar que houve uma maior equalização do número de questões relativos a cada tipo de matéria, não existe mais aquela discrepância entre os número de questões de ' gramática pura' em detrimento dos outros tipos de questões.

Abaixo, para ilustrar melhor a equalização, seguem 2 gráficos que mostram a divisão das questões nas últimas provas de dois grandes certames elaborados pela FCC: ISS-SP 2012 e ICMS-SP 2013:



Gráficos 2 - Divisão dos tipos questões nas provas de Português

Pode-se notar que através dos gráficos que a divisão está bem equilibrada.

• Questões de gramática pura no final da prova

Foram analisadas as 4 últimas provas dos seguintes certames: ICMS-RJ (2014), ICMS-SP (2013), TCE-SP (2012) e ISS-SP (2012), e todas elas revelaram uma característica comum: várias questões de gramática pura no final da prova.

Isto é, claramente, uma tática do examinador para cansar o candidato através de várias questões de interpretação de texto e gramática aplicada ao texto antes de fazer várias questões de gramática pura, que, via de regra, não exigem tanto tempo e são 'mais fáceis'. Uma dica para todo candidato é começar a prova de trás para frente, resolvendo essas questões de gramática pura para ajudar a conseguir os pontos mínimos necessários sem perder muito tempo, além de ganhar confiançar.

Observe, na tabela abaixo, a quantidade de questões de gramática pura presente no final de cada prova:


Tabela 2 - Questões de gramática pura no final da prova de Português

• Tendências 2014

Através da análise da prova de Português do ICMS - RJ, aplicada em janeiro de 2014, podemos observar todas as tendências que observamos até aqui:

1 - Número grande de questões gramática aplicada ao texto;
2 - Equalização de todos os tipos de questões;
3 - Número razoável de questões de gramática pura ao final da prova;

Questões de Português ICMS RJ

De posse desse conhecimento, podemos ir para a prova com uma estratégia melhor, sabendo 'por onde começar' e o que, geralmente, vamos encontrar.



Chegamos ao final da 2ª parte da análise de Português nas provas da FCC. Se você gostou do artigo, clique no botão curtir na barra lateral direita e nos adicione no Facebook ;)

Informo que ainda teremos mais duas partes dessa análise:

- Parte 3: Exemplos práticos das questões mais aplicadas nas provas da FCC;
- Parte 4: Estratégias para resolver uma prova de português da FCC.

Nosso Blog oferece também assessoria personalizada na prepração para concursos públicos, caso você queira contar com nossos servço, clique no ícone 'Metodologia', localizado no menu da barra superior e se informe. Ofereçemos acompanhamento personalizado, ciclo de estudos, análise completa do edital e indicação de materiais, ferramentas que com certeza serão fundamentais na sua aprovação.

Qualquer dúvida envie e-mail para [email protected] ou preencha o formulário de contato, presente na barra direita do site.


Bons estudos,

Equipe Blog Ciclos de Estudo™
Compartilhe este artigo:

4 comentários

 
© Blog Ciclos de Estudo™
Posts RSS Comments RSS
Back to top