Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Concurso ISS SP: mudou a banca, o que fazer?

Prefeitura supreende a todos os candidatos escolhendo a Banca Cetro para realização do concurso de Auditor Tributário Municipal (AFTM), em detrimento da FCC, que havia realizado o certame nos anos de 2007 e 2012.

Concurso ISS SP 2014 Cetro
Depois de realizar dois concursos para o cargo de Auditor Fiscal Tributário Municipal (AFTM) da Prefeitura de São Paulo, a Fundação Carlos Chagas não foi escolhida para realizar a nova seleção, que ocorrerá em 2014. A Prefeitura, sem nenhum motivo aparente, escolheu a banca Cetro para realizaçao do certame. A publicação da escolha ocorreu hoje, 27/02/2014, por isso a expectativa é que logo tenhamos edital na praça.

Inicialmente, a escolha do Cetro como organizador da prova pode causar um certo desesperto em quem estava se preparando, haja vista que a grande maioria dos concurseiros, quiçá todos, estavam estudando focados na FCC. É de suma importância não deixar esse sentimento dominar mais do que algumas horas do dia de hoje, pois a vida de concurseiro é assim mesmo, cheia de 'novidades', e cabe a todos digerir à mudança e firmar o pé nos estudos, aproveitando a folga do carnaval para se aprofundar ainda mais.

O Cetro foi responsável por alguns concursos nos últimos anos, entre eles o concurso da ANVISA (2013), ISS - Campinas (2011) e o concurso da Polícia Rodoviária Federal (2009). A banca atualmente está organizando também o concurso para Auxiliar Técnico de Educação da Prefeitura de São Paulo. No concurso da ANVISA, o Cetro está enfrentando alguns problemas (não vou entrar no mérito dos mesmos aqui), portanto é importante que todos fiquem ligados e vigilantes quanto a qualquer conduta da banca.

Adentrando agora no incerto terreno das possibilidades, enumeraremos abaixo algumas características que provavelmente se alterarão na prova com a escolha da nova banca. Veja bem, são possibilidades, não existe nada de concreto ainda acerca das ponderações abaixo. Só teremos certeza quando da publicação do edital.

Semelhança com a FCC e realização de exercícios: normalmente, as bancas menores (como o Cetro, p. ex.) tendem a 'imitar' o estilo das bancas maiores (FCC, ESAF, Cespe UnB). É difícil uma banca sem nenhuma tradição na área fiscal 'criar um estilo de prova', como geralmente possuem as bancas maiores, de forma rápida, e o Cetro jamais organizou nenhum concurso fiscal desse porte. O maior concurso fiscal organizado pela banca foi o ISS-Campinas em 2011.

Devido ao fato do Cetro não ter provas fiscais importantes em seu currículo, as fontes de exercícios são pequenas, recomendando-se primeiro realizar todos os poucos exercícios disponíveis da nova banca, e depois focar nos exercícios da FCC, que com certeza são um bom parâmetro de treinamento.

• Nível de dificuldade em Português: todos sabem que a FCC é banca que mais 'pega pesado' quando se trata de provas de Português. São textos longos, muitas vezes com temas complicados, questões em que o aluno tem que ficar 'indo e voltando ao texto' várias vezes, enfim, um grande obstáculo para qualquer candidato. Apensar da expectativa de que o Cetro faça uma prova 'similar' a FCC, é altamente improvável que a prova de Português venha tão difícil como uma elaborada pela Fundação Carlos Chagas. Veja bem, isto não quer dizer que você tem que deixar de estudar Português, e sim que é possível fazer uma readequação do tempo dispendido para ela.

• Nota de corte: a tendência é que a prova venha um pouco menos complicado do que viria se fosse a FCC, e isso implicará numa nota de corte maior. Para lograr êxito, o candidato terá que estudar mais forte as matérias, e ficar extremamente atento a pegadinhas e coisas do gênero na hora da prova, uma vez que em provas com nota de corte alta um questão pode te derrubar centenas de posições. Cuidado com prazos, notas de rodapé de livros e derivados.

• Discursiva: este é um tema polêmico, pois era quase certo que com a FCC as questões discursivas se repetiriam, agora com o Cetro é impossível qualquer previsão. Há possibilidade de que não tenhamos discursivas, mas mesmo assim é bom continuarmos a nos preparar para elas, pois se vierem temos que estar prontos para enfrentá-las.  

• Tempo de duração da prova: com a FCC, o tempo é sempre um inimigo, e temos que nos preparar friamente para enfrentá-lo, uma administração ruim dessa variável pode nos custar a aprovação. Com o Cetro e a tendência de uma nota de corte menor, temos que nos preocupar ainda mais com o tempo. É importante estar sempre atento a 'quanto falta para acabar a prova' e saber não se desesperar para não cometer erros bobos, pois qualquer ponto a menos pode nos colocar fora da lista de classificação.

Para auxiliar aos candidatos nesta dura batalha, oferecemos assessoria completa para o período de preparação rumo ao ISS-SP, através de 5 ferramentas principais:                                                                                                                                                                                         
1- Ciclo de estudo: o ciclo, feito de acordo com seus horários e experiência, serve como um guia PERSONALIZADO para a sua rotina diária de estudos, nunca mais você se sentirá perdido sobre 'o que estudar naquele momento' ou 'qual matéria devo estudar mais'. O ciclo te orientará sobre quais disciplinas estudar todo dia da semana, além de opções para fazer a revisão dos conteúdos estudados e a realização de simulados e exercícios.
Toda vez que durante sua preparação, devido ao seu progresso, você sentir necessidade de atualizar o ciclo, o faremos sem custos adicionais.
Obvimente, quando sair o edital do concurso faremos os ajustes necessários no ciclo também sem custos adicionais.

2- Análise do edital: o Blog analisa o edital do último concurso do ISS-SP detalhadamente, expondo todas as nuances daquele certame e as tendências do Cetro para a nova seleção, quais são as matérias mais importantes, qual o peso de cada matéria na visão total da prova, etc. Isto é fundamental para a montagem de toda a estratégia de preparação e realização da prova. Quando o Cetro publicar o novo edital, analisaremo-lô por completo sem custos adicionais para o aluno.

3- Indicação de materiais: o Blog, com a experiência comprovada de seu moderador, aprovado em um dos concursos mais difíceis do país (ICMS-SP), orienta sobre quais são os melhores materiais de estudo para cada disciplina, a fito de subsidiar a escolha dos materiais do candidato. Isto é ideal para que você não caia em roubadas e economize tempo, pois escolher um material, hoje em dia, em meio a tantas opções boas e ruins, é uma tarefa muito complicada. Um bom material é FUNDAMENTAL para conseguir aprovação.
4- Planilhas de controle de horas estudadas: o aluno receberá duas planilhas principais para controlar o total de horas de estudo, ferramentas que ajudam a detectar gargalos no estudo e programar eventuais horas extras em alguma matéria:

a. Controle semanal de horas estudadas: nesta planilha, será possível ao aluno ter controle e conhecimento do quanto de sua meta semanal foi alcançada e o que falta para cumpri-la, bem como programar eventuais estudos extras em algumas disciplina.

b. Controle de horas estudadas por matéria: aqui o aluno poderá controlar e verificar o total de tempo que já foi despendido para cada matéria em toda sua jornada de preparação. Este é um importante controle para podermos efetuar eventuais mudanças no ciclo de estudo, com inserção de novas matérias, mudança de carga horária, entre outras, tudo feito com base na rotina de cada aluno

5- Acompanhamento personalizado: o grande diferencial do planejamento de estudos, qualquer dúvida do aluno acerca de materiais, rendimento dos estudos, edital, alternativas para melhorar o aproveitamento em revisões, entre outras, pode ser tirada online, diretamente com a equipe do Blog, via Facebook ou e-mail, e também por telefone. Essa assessoria se mantém até a data da realização da prova.

Não utilizamos qualquer software ou aplicativo automatizado, o acompanhamento é sempre PERSONALIZADO, você terá contato direto com o moderador até o dia da prova.
Quem se interessar em adquirir a assessoria envie e-mail para [email protected], ou preencha o Formulário de Contato, presente na aba direita do site, que entramos em contato para maiores detalhes. Agora disponibilizamos também a possibilidade de parcelamento do investimento com cartão de crédito.

Bons estudos,
Equipe Blog Ciclos de Estudo™
Compartilhe este artigo:

0 comentários

 
© Blog Ciclos de Estudo™
Posts RSS Comments RSS
Back to top