Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 12 de março de 2014

Concurso Receita Federal 2014: edital publicado, e agora!?

Após pressão do sindicato, Governo Federal autoriza e poucas semana depois é publicado edital para seleção de candidatos para o cargo de Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil, com subsídio inicial de aproximadamente R$ 14.000,00 reais


Foi publicado, dia 10/03/2014, a 'toque de caixa', edital para seleção de 278 vagas de Auditor Fiscal da Receita Federal (AFRFB). O concurso havia sido autorizado a poucas semanas, e a ESAF é quem é responsável pelo certame.

As provas serão realizadas nos dias 10 e 11 de maio, mesma data das provas do ISS-Florianópolis.

E agora, o que fazer? Como se preparar nesse pequeno espaço de tempo? O que focar?

Antes de responder a essas perguntas, faremos uma análise do resultado da prova do ICMS - Rio de Janeiro, realizado no começo de 2014 pela banca FCC, que vai nos ajudar. Foram ofertadas no total 50 vagas, com reserva de 10 vagas para cotistas negros e indígenas e 3 vagas para portadores de necessidades especiais. O resultado, publicado em 11/03/2014, ratificou algo que vem se tornando uma tendência nas provas fiscais com mínimo por matéria: tivemos um número baixíssimo de aprovados, apenas 24 candidatos conseguiram os mínimos exigidos. É isso mesmo que você está pensando, sobraram 26 vagas de auditor. Apenas 1 cotista foi aprovado na porcentagem de vagas destinadas a negros e indígenas, e seria aprovado mesmo se não o fosse, pois no cenário desenhado entrou quem fez o mínimo. Nenhum portador de necessidade especial foi aprovado.

Observe, a FCC solicitou no ICMS RJ, assim como a ESAF solicita no edital da Receita Federal, mínimos por matéria, por prova e no total de pontos. São 3 desafios, que somados quase sempre resultam num número baixo de aprovados. Todo mundo tem uma matéria em que vai mal, um 'calcanhar de Aquiles', e em provas com mínimo por matéria fatalmente a grande maioria reprova por causa disso.

Com a repetição desse baixo número de aprovados, confirma-se também a tendência de que em provas fiscais (na Receita não é diferente) seu grande concorrente na prova é você mesmo, não importa que a seleção tenha milhares de escritos, pois devido à dificuldade imposta e aos mínimos exigidos, a chance de que quem consiga atingir todos os mínimos esteja dentro do número de vagas disponível é muito grande.

Não podemos nos iludir achando que a diminuição na qunatidade de matérias tornará a prova 'mais fácil', quando se trata de ESAF todo cuidado é pouco, principalmente com provas discursivas.

O ideal agora é focar em exercícios, com revisão breve de teoria. Devido aos já citados mínimos por matéria, a condição de competição fica mais acirrada, pois todos estão arriscados a derrapar em alguma matéria específica e por uma excelente preparação a perder. Por isso os exercícios são tão importantes, focar no que realmente cai na prova. Para não perder nada do precioso tempo de estudo e conseguir lograr êxito na prova com estas situações, é necessário um minucioso planejamento de estudos até a data da prova, e é aí que entre a Assessoria do Blog Ciclos de Estudo™.

Para auxiliar aos candidatos nesta dura batalha, oferecemos assessoria completa para o período de preparação, através de 5 ferramentas principais:                                                                                                                                                                                         
1- Ciclo de estudo: o ciclo, feito de acordo com seus horários e experiência, serve como um guia PERSONALIZADO para a sua rotina diária de estudos, nunca mais você se sentirá perdido sobre 'o que estudar naquele momento' ou 'qual matéria devo estudar mais'. O ciclo te orientará sobre quais disciplinas estudar todo dia da semana, além de opções para fazer a revisão dos conteúdos estudados e a realização de simulados e exercícios.
Toda vez que durante sua preparação, devido ao seu progresso, você sentir necessidade de atualizar o ciclo, o faremos sem custos adicionais.

2- Planilhas de controle de horas estudadas: o aluno receberá duas planilhas principais para controlar o total de horas de estudo, ferramentas que ajudam a detectar gargalos no estudo e programar eventuais horas extras em alguma matéria:

a. Controle semanal de horas estudadas: nesta planilha, será possível ao aluno ter controle e conhecimento do quanto de sua meta semanal foi alcançada e o que falta para cumpri-la, bem como programar eventuais estudos extras em algumas disciplina.

b. Controle de horas estudadas por matéria: aqui o aluno poderá controlar e verificar o total de tempo que já foi despendido para cada matéria em toda sua jornada de preparação. Este é um importante controle para podermos efetuar eventuais mudanças no ciclo de estudo, com inserção de novas matérias, mudança de carga horária, entre outras, tudo feito com base na rotina de cada aluno

3- Análise do edital: o Blog analisa o edital do concurso para AFRFB detalhadamente, expondo todas as nuances da ESAF, quais são as matérias mais importantes, qual o peso de cada matéria na visão total da prova, etc. Isto é fundamental para a montagem de toda a estratégia de preparação e realização da prova.

4- Indicação de materiais: o Blog, com a experiência comprovada de seu moderador, aprovado em um dos concursos mais difíceis do país (ICMS-SP), orienta sobre quais são os melhores materiais de estudo para cada disciplina, a fito de subsidiar a escolha dos materiais do candidato. Isto é ideal para que você não caia em roubadas e economize tempo, pois escolher um material, hoje em dia, em meio a tantas opções boas e ruins, é uma tarefa muito complicada. Um bom material é FUNDAMENTAL para conseguir aprovação, principalmente na fase em que estamos agora.

5- Acompanhamento personalizado: o grande diferencial do planejamento de estudos, qualquer dúvida do aluno acerca de materiais, rendimento dos estudos, edital, alternativas para melhorar o aproveitamento em revisões, entre outras, pode ser tirada online, diretamente com a equipe do Blog, via Facebook ou e-mail, e também por telefone. Essa assessoria se mantém até a data da realização da prova.

Não utilizamos qualquer software ou aplicativo automatizado, o acompanhamento é sempre PERSONALIZADO, você terá contato direto com o moderador até o dia da prova.

Para vencer a ESAF é necessário isso foco, foco e foco. Temos que respirar Receita Federal 24 horas por dia, 7 dias por semana, até a hora da prova.

Quem se interessar em adquirir a assessoria envie e-mail para contato@blogciclosdeestudo.com.br, ou preencha o Formulário de Contato, presente na aba direita do site, que entramos em contato para maiores detalhes.



Equipe Blog Ciclos de Estudo™
Compartilhe este artigo:

2 comentários

 
© Blog Ciclos de Estudo™
Posts RSS Comments RSS
Back to top