Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 2 de abril de 2014

ISS - São Paulo e sua prova discursiva

Provas discursivas em concursos públicos, de maneira geral, geram pânico nos candidatos. Abaixo segue um artigo completo, escrito pelo Professor de Contabilidade e Agente Fiscal de Rendas do Estado de Paulo, Igor Cintra, sobre como enfrentar essa dificuldade e lograr êxito em um dos certames mais comentados dos momento, o ISS - São Paulo

Prova discursiva ISS São Paulo
Pessoal, fui convidado pelo “Blog Ciclos de Estudo” para falar um pouco sobre as provas discursivas para o cargo de Auditor Fiscal da Prefeitura de São Paulo (ISS-SP).
Eu sei que você deve estar morrendo de insegurança em relação a esta prova, dado o nível de subjetividades envolvido. Mas não se desespere! Afinal, até eu consegui!
Sim! Não estou brincando! Eu sempre fiz péssimas redações e era traumatizado com a possibilidade de ter uma prova dissertativa em concursos públicos. Esse trauma veio da época dos vestibulares! Eu sempre tirava notas baixas (em média 4,0).
Na prova de Analista da RFB, em 2009, perdi muitas posições (cerca de 300) na segunda fase, que foi dissertativa...
E quando veio o edital do ISS-SP, para minha surpresa, lá estava a “maldita redação” e mais duas questões dissertativas! Na época eu era Analista da RFB em Boa Vista-RR e não tinha escolha! Queria voltar para o Sudeste e pela baixa quantidade de vagas eu precisava aprender a fazer uma boa redação.
Comecei a caçar dicas e redações pela internet e achei muita coisa boa. Também li algumas aulas demonstrativas de cursos de redação em sites especializados em concursos. Além disso, para praticar peguei uns 10 temas de redações com temas focados em direito tributário.
Eu acabei não adquirindo nenhum curso, mas fazia no mínimo uma redação por semana e minha esposa corrigia! Posteriormente eu também dava uma lida e analisava onde poderia melhorá-la. Muitas vezes acabei refazendo a mesma redação, só para treinar.
O resultado foi magnífico! Eu, que tinha um histórico horrível, acabei ganhando cerca de 20 posições! Fiquei com 38 pontos de 40 possíveis na redação. Nas duas questões fiquei com 18 pontos em 20 possíveis. Ou seja, tive um aproveitamento de 74 pontos em 80 (92,5%).
No fim do ano passado tive mais uma experiência com a não mais temida “maldita redação”! Fiz a prova da UNESP e fiz 26,727 de 28 pontos possíveis (92,8%).
Enfim, o que eu quero deixar claro é que você ainda tem tempo de lapidar sua escrita. Eu fiz isso somente depois do edital estar publicado. Procure algum curso específico, vai valer a pena! Ou faça como eu, pesquise na internet, analise as redações dos aprovados, pratique.
Para não ficar só na conversa vou disponibilizar a minha redação e questões do último ISS-SP, ok? É só clicar no link abaixo:
Aproveitando a oportunidade, gostaria de divulgar meu curso (totalmente focado no ISS-SP) de questões comentadas de Contabilidade do CETRO. Neste curso comentei todas as últimas provas desta banca! Ao final, como forma de treinamento ainda disponibilizei mais de 70 questões de Contabilidade de provas realizadas pela FCC em 2014! Não seja pego de surpresa, conheça seu inimigo! Segue o link:
Um grande abraço e sucesso!
Prof. Igor Cintra
Compartilhe este artigo:

0 comentários

 
© Blog Ciclos de Estudo™
Posts RSS Comments RSS
Back to top