Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Materiais: livros, PDF ou vídeo aulas?

Antigamente, estudar para concurso exigia muito mais do que apenas boa vontade, era uma verdadeira batalha encontrar materiais focados, e mais ainda, materiais bons. Toda essa dificuldade para encontrar materiais compensava o fato de as provas serem, via de regra, mais fáceis do que atualmente. Quem morava em cidade do interior, por exemplo, dificilmente teria acesso a um bom curso presencial com um bom professor; este problema foi, em parte, solucionado com o advento da Internet, que possibilita qualquer pessoa a assistir bons cursos preparatórios, onde quer que estejam.

Atualmente, uma das maiores dúvidas que que assola muitos concurseiros, sejam iniciantes, intermediários, ou até experientes, é qual canal de aula é mais eficiente para o aprendizado: vídeo aulas, livros ou cursos em PDF? A resposta para esta pergunta não é fácil, e deve levar em conta as preferências de cada aluno e suas facilidades, tem gente que é mais auditiva, tem gente que é mais visual, tem gente que prefere ler e resumir, etc.

Abaixo, postaremos um breve release com os prós e os contras de cada canal, e as matérias que acreditamos serem mais indicadas para cada um:

Tipos de materiais para concursos públicos - Blog Ciclos de Estudo
a) Livros: antes a principal fonte de estudo da maioria dos concurseiros, os livros, na atualidade, dividem (e perdem) cada vez mais espaço para os cursos em PDF. Uma vez que um bom PDF pode ser uma espécie de 'livro específico' para o concurso, com a vantagem de ter, via de regra, mais questões comentadas, a concorrência vem sendo grande para nossos amigos das prateleiras.
Entretanto, existem alguns livros que são basilares para aqueles que estudam para concursos, e será difícil qualquer curso em PDF superá-los:

• Direito Tributário Esquematizado, escrito pelo mestre Ricardo Alexandre;
• Direito Constitucional Descomplicado, escrito por Vicente Paulo e Marcelo Alexandrino;
• Direito Administrativo Descomplicado, escrito por Vicente Paulo e Marcelo Alexandrino;
• Manual de Direito Previdenciário, escrito por Hugo Góes;
• Constituição Federal Anotada para Concursos, escrito pelo professor Vítor Cruz.

Geralmente, as disciplinas de Direito são aquelas que reúnem os melhores livros, uma vez que vídeo aulas de direito podem, por vezes, ser cansativas, e dificilmente terão todo o conteúdo de um bom livro. Mesmo aqueles que vão usar cursos em PDF ou vídeo, é recomendável ter sempre em mãos bons livros para eventuais consultas.

Finalizando, é importantíssimo frisar que todo livro de concurseiro deve ser específico para concurso, nada de ficar adquirindo livros imensos de faculdade, que na maioria das vezes só confundem ainda mais o aluno.



Tipos de materiais para concursos públicos - Blog Ciclos de Estudo

b) Curso em PDF: os bons cursos no formato PDF reunem, em sua maioria, grande parte do conteúdo necessário para o aluno lograr um bom desempenho no certame. Geralmente são focados em um concurso específico e trazem muitas questões comentadas, além da teoria, é claro. A vantagem desses cursos é que eles são mais diretos que livro e vídeo aulas, e apresentam muitos exercícios.

Existem hoje vários sites que oferecem excelentes cursos em PDF (Ponto dos Concursos, Estratégia Concursos, PasseiFiscal, etc). Um grande problema dos cursos em PDF é que, com o vultuoso crescimento da indústria da preparação para concursos, muitos professores, na ânsia de vender mais, acabam realizando curso em PDF no esquema 'CTRL C + CTRL V', o que causa um grande prejuízo aos alunos que os adquirem.

Existe também o outro lado, em que alunos se reúnem para adquirir os cursos, por vezes muito caros, numa atividade ilegal denominada rateio. É necessário uma maior conscientização, por parte de alunos e professores, para que os preços sejam mais justos e os alunos acabem de vez com os ilegais rateios.

Um curso em PDF, por ser, via de regra, focado em um certame específico, pode ser uma importante ferramenta para qualquer concurseiro deseja para ganhar tempo rumo à aprovação. Para revisões e reta final, este é o tipo de material mais interessante.

Alguns professores que costumam fazer bons PDFs:

• Héber Carvalho: Economia e Finanças Públicas no Estratégia Concursos;
• Fabiano Pereira: Direito Administrativo no Ponto dos Concursos;
• Cyonil Borges: Direito Administrativo no Estratégia Concursos;
• Cláudia Kozlowizk: Português no Ponto dos Concursos;
• Marcelo Tannuri: Legislação Tributária no PasseiFiscal.


Tipos de materiais para concursos públicos - Blog Ciclos de Estudo
c) Vídeo aulas: as vídeo aulas virtuais, como explanado no começo do artigo, acabaram parcialmente com o problema dos alunos de centros mais distantes em ter acesso a boas aulas com professores renomados. As vídeo aulas têm seus prós e contras, como qualquer outro canal de estudo:

• Bom para matérias que envolvem cálculos: matérias como Raciocínio Lógico, Matemática Financeira, Estatística, Matemática Básica e Contabilidade, por envolverem habilidades de cálculos e resolução de problemas, têm, em regra, seu aprendizado facilitado com as vídeo aulas, principalmente no começo do estudo, em que tudo é novidade. Ver e ouvir a explicação do professor, nesses casos, pode fazer muita diferença na hora de aprender a resolver um exercício.

• Pode tomar tempo demais: o problema das vídeo aulas é que, por vezes, podem tomar um tempo excessivo do aluno. Alguns professores podem ser mais 'lentos' e divagar demais, o que é um problema. Quando você já sabe bem um assunto, pode não ser interessante assistir a vídeo aulas dele. Uma maneira de solucionar um pouco esse problema é usando players com acelerador de vídeo (eu sempre usei o Media Player Classic 6.1).

Bons cursos em vídeo existentes no mercado:

• Contabilidade com Sílvio Sande;
• Matemática Financeira com Brunno Lima, no EVP;
• Raciocínio Lógico com Paulo Henrique, no EVP.

Outro destaque dos cursos em vídeo é o site Eu Vou Passar, em que, através do pagamento de uma mensalidade de 55 reais, você tem acesso e pode fazer download de milhares de excelentes vídeo aulas. Grandes mestres, como Marcondes Fortaleza, Fernando Pestana, Alex Mendes, Cláudio Borba, engrossam a lista de bons professores do sítio.

Por fim, salientamos que cada pessoa tem suas preferências e facilidades, e cada aluno deve escolher seus canais de acordo com isso. Diversificar os canais é uma boa ideia, pois existem boatos e impressões de que algumas bancas já estão pesquisando os materiais disponíveis para estudo e fazendo provas cada vez mais difíceis.

O Blog Ciclos de Estudo™, através de sua assessoria personalizada, indica os melhores materiais para o aluno, de acordo com suas facilidade e com os cursos disponíveis no mercado. Caso queira mais informações sobre a assessoria, entre em contato através do Formulário de Contato, localizado no lado direito do site.
Compartilhe este artigo:

1 comentários

 
© Blog Ciclos de Estudo™
Posts RSS Comments RSS
Back to top