Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 10 de agosto de 2014

Depoimento de João Paulo, aprovado para Auditor Fiscal do ISS - Palmas

Queridos alunos, abaixo segue depoimento do aluno João Paulo B. Sinésio, aprovado em 8º lugar para Auditor do ISS PALMAS, com assessoria do Blog Ciclos de Estudos.

Desejamos nossos parabéns ao aluno e felicidades nessa nova fase de sua vida
.




Meu nome é João Paulo Barbosa Sinésio, tenho 23 anos, sou bacharel em direito formado em 2013. Minha vida de estudos começou após o interesse por concurso público, até então não tinha base sólida de estudos, nunca fui de estudar, fiz supletivo no ensino médio e entrei na faculdade sem base alguma.

Certo dia me inscrevi para fazer a prova do IBAMA 2012 para Técnico Administrativo e por ironia do destino quase passei, fiquei por 1 ponto do último classificado. Este foi o ponta pé inicial para minha trajetória em concursos, havia comprado um daqueles apostilões que vendem em banca de jornal e achava que aquilo era o material necessário para passar em um concurso, tinha certeza que se eu soubesse tudo que estava naquela apostila conseguiria passar. Bom, foi quase, mas acredito que tive mais sorte do que outra coisa. Apesar de ter me dedicado aos estudos não era algo consciente do que realmente é um certame público.

Após esta batida na trave acreditei que era capaz de competir e almejar qualquer cargo público, pois, se eu que mal tinha uma base de estudos quase tinha passado em um concurso federal, o que aconteceria se estudasse de verdade? Quis ressaltar esta parte porque a mensagem que quero passar é que você tem que acreditar que é capaz, este é o primeiro passo para sua aprovação. Mal sabia que teria que me sacrificar lá na frente para passar, mas, só por acreditar que era capaz eu já aceitaria pagar o preço que fosse, isso já era meio caminho andado.

Passei o ano de 2013 estudando de forma desorganizada e para qualquer edital que estivesse na praça, não conhecia outros concurseiros e achava que estava fazendo o correto. Era meu último ano na faculdade então o tempo que não estava lá eu estudava para concurso, as mais diversas matérias de diversos certames, desde ANVISA 2013 a MPU 2013, não tinha a mínima ideia do que era um ciclo de estudos, o que me impedia de progredir. Como a última matéria que peguei na faculdade foi Direito Tributário me despertou interesse pela área fiscal, comecei a ler as doutrinas e me aprofundar na matéria, uma coisa puxou a outra, decidi focar em concursos da área fiscal. Eis que me deparo com um grande abismo, matérias de exatas em larga escala, Contabilidade com muito peso, etc. Como estava confiante que era o que eu queria e disposto a pagar o preço resolvi me superar, coloquei na minha cabeça que adorava estudar contabilidade e matemática, estudando-as a maior parte do tempo.

Até janeiro de 2014 estudava sem organização, sem ciclo de estudos, porém, conheci o Blog Ciclos de Estudo e decidi arriscar a contratação focada para Receita Federal. Entretanto, logo em seguida o edital saiu, e pelo pouco tempo de estudos sabia que não daria para passar. Apesar disso, continuei estudando com o ciclo feito pelo Blog. Fazia 10 horas líquidas diárias no pós-edital da Receita Federal.

Pouco tempo depois saiu o edital para ISS PALMAS, cidade onde moro com minha família há 10 anos. Vi o conteúdo programático e decidi largar o ciclo da Receita e focar no concurso municipal. Contratei novamente o Blog Ciclos de Estudo, que formulou um ciclo focando, devido ao pouco tempo até a prova, as matérias que poderiam cair com mais intensidade no certame.

Com o novo ciclo em mãos foi foco total, não tinha sexta ou domingo, por vezes chegava a fazer 11 horas líquidas diárias de estudo com uma boa intensidade. Procurei sempre praticar esportes para relaxar a mente e o corpo, ficar o dia inteiro na frente do computador ou livros desgasta física e mentalmente, é muito importante encontrar um meio de relaxar. Tinha horário para tudo, levantar, comer, dormir, praticar exercícios físicos e estudar, minha vida se resumiu a isto, este foi um ponto importante, adquiri disciplina e compromisso pois via que sem essas qualidades seria impossível. Na verdade, é a famosa receita de bolo, estudar e persistência, eis a fórmula para se passar em concurso público.

Por fim, quero ressaltar alguns pontos que hoje vejo como essenciais para lograr êxito nesta caminhada: planejamento, paciência, persistência e fé. Acreditar em si mesmo e investir seu tempo nos estudos é algo que nunca ninguém vai te tirar. Agradeço particularmente ao Hugo Colombo, coordenador, e ao Blog Ciclos de Estudo, pois sem o direcionamento dado sei que seria muito mais difícil passar.
Compartilhe este artigo:

0 comentários

 
© Blog Ciclos de Estudo™
Posts RSS Comments RSS
Back to top