Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Administração do tempo no estudo para concursos públicos

Administração do tempo de estudo concursos - ciclo de estudos
Com provas cada vez mais elaboradas, salários cada vez mais atraentes e concorrência cada vez mais preparada, passar em concurso público não tem sido uma tarefa fácil. Para ser aprovado, é necessário, mais do que estudar muito, estudar certo. Um dos maiores vilões do estudo eficiente é, com certeza, algo que se bem utilizado pode tornar-se um importante aliado rumo à aprovação: o TEMPO.

A grande maioria das pessoas no mundo moderno diz sofrer do problema da falta de tempo. Sempre falta tempo para terminar o serviço, para ficar com a família, para o lazer, e, não poderia ser diferente, para os estudos. Quando esse paradigma se insere em um contexto como o atual mundo dos concursos, tudo toma uma proporção ainda maior, pois como seria possível estudar tantas matérias, trabalhar, e ainda "viver"?

A resposta para essa pergunta não é simples, mas passa por um conceito que se bem aplicado ajudará muito: a administração do tempo. Todas as atividades da nossa vida tem sua importância, seja o trabalho, os estudos ou o lazer, e saber dosar o quanto cada uma dessas áreas representará no nosso dia a da é a chave de tudo.

Temos que colocar em mente que é necessário ordenar os estudos, definindo quantas horas por dia vamos estudar, revisar e praticar cada matéria, sem prejudicar as outras áreas da nossa vida, afinal, de que adianta um dia recheado de estudos se à noite você não dormir bem para concluir a assimilação do conteúdo no cérebro. Vários estudos mostram que noites mal dormidas podem colocar a perder dias de muito estudo. 

Ordenando o tempo de cada coisa no nosso dia a dia, poderemos estudar com mais segurança e curtir momentos de lazer sem aquela sensação de culpa, pois saberemos que o dever já foi cumprido. Para isto, a utilização de um ciclo de estudo, desde que bem montado e condizente com a realidade, é fundamental. O estudo com essa métrica tende a render muito mais em menos tempo.

Para aqueles que trabalham, organizar o tempo torna-se ainda mais importante, pois não podemos desperdiçar um minuto de nosso dia. Entenda por "desperdiçar" não o momento de lazer ou descanso, pois estes, se estiverem dentro de seu tempo, jamais serão considerados desperdício. O desperdício é aquele momento em que você deveria estar estudando mas está no Facebook, deveria estar descansando para melhor absorção dos conteúdos estudados, entretanto está entretido no Whatsapp, etc. Temos que eliminar esses gargalos de desperdício de tempo dos nossos estudos.

Administração do tempo de estudo concursos - ciclo de estudos

Para auxiliar os candidatos nessa empreitada, oferecemos assessoria personalizada durante todo o período de preparação, que maximiza o aproveitamento do tempo e a obtenção de resultados mais rápidos, através das 5 ferramentas abaixo:

1Ciclo de estudo: totalmente personalizado, feito de acordo com seus horários e experiência, serve como uma guia diário para sua rotina de estudos, orientando o que, quando e quanto estudar durante todos os dias da sua preparação. Você nunca mais ficará perdido sobre prioridades, quando realizar exercícios, revisões, quando descansar, etc. Toda vez que, durante sua preparação, for preciso atualizar seu ciclo de estudos, o faremos sem nenhum custo adicional.

2Planilhas de controle de horas estudadas: o aluno recebe 3 planilhas principais para controlar as horas estudadas, facilitando assim a detecção de gargalos, a realização de revisões e a programação de 'horas extras' de estudo:

a. Controle semanal de horas estudadas: nesta planilha, é possível ao aluno ter controle e conhecimento do quanto sua meta semanal foi alcançada e o que falta para cumpri-la, bem como programar eventuais estudos extras em determinadas matérias.

b. Controle de horas estudadas por matéria: aqui o aluno poderá controlar e verificar o total de tempo que já foi despendido para cada matéria em toda sua jornada de preparação. Este é um importante controle para podermos efetuar eventuais mudanças no ciclo de estudo, com inserção de novas matérias, mudança de carga horária, entre outras, tudo feito com base na rotina de cada aluno.

c. Controle de revisão: através desta planilha, o aluno pode programar e registrar todas as revisões necessárias para uma melhor assimilação da matéria.

3Análise do edital: analisamos o edital do concurso alvo do aluno, expondo todas as nuances do certame, característica da banca, quais as matérias mais importantes, o peso de cada disciplina no total da prova, etc. Isto é fundamental para montagem de toda a estratégia de preparação e realização da prova.

4Indicação de materiais: o Blog, com a experiência comprovada de seu moderador, aprovado em um dos concursos mais difíceis do país (ICMS - SP), orienta sobre quais são os melhores materiais de estudo para cada disciplina, a fito de subsidiar a escolha dos materiais pelo aluno. Isto é ideal para que você não caia em roubadas e economize dinheiro e tempo, pois escolher um material, hoje em dia, em meios a tantas opções boas e ruins, é uma tarefa muito complicada. Um bom material é FUNDAMENTAL para conseguir aprovação.

5Acompanhamento personalizado: trata-se do grande diferencial do Blog Ciclos de Estudo, qualquer dúvida do aluno acerca de materiais, rendimento dos estudos, edital, alternativas para melhorar o aproveitamento em revisões, entre outras, pode ser tirada online, diretamente com a equipe do Blog, via Facebook ou e-mail, e também por telefone. Essa assessoria se mantém até a data da realização da prova.

Não utilizamos qualquer software ou aplicativo automatizado, o acompanhamento é sempre PERSONALIZADO, você terá contato direito com o moderador até o dia da prova.

Quem se interessar em adquirir a assessoria deve preencher o Formulário de Contato, presente na aba direita do site, ou enviar e-mail para contato@blogciclosdeestudo.com.br, que entraremos em contato para maiores detalhes.
Compartilhe este artigo:

0 comentários

 
© Blog Ciclos de Estudo™
Posts RSS Comments RSS
Back to top