Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 28 de julho de 2015

Como organizar seus ambientes de estudo

Onde você estuda?

Em casa, na biblioteca, no metrô, no ônibus, no carro, no serviço...?

Muitos concurseiros, mesmo aqueles mais experientes, acabam perdendo importantes minutos, que com o passar do tempo vão se acumulando e virando horas, graças à desorganização ou falhas na hora de organizar seu ambiente de estudos. Um tema que parece secundário, mas que, com o passar do tempo, causa prejuízos incalculáveis.

Costumo sempre dizer que o tempo é um dos ativos mais importantes do concurseiro, e perdê-lo é ver seus concorrentes passando a sua frente. Para evitar este desperdício, neste artigo exporei importantes dicas de como organizar corretamente seus locais de estudos, e também como aproveitar melhor as horas estudadas em lugares como metrô, ônibus, etc.

Antes de começarmos, temos que saber a regra número 1: o lugar ideal para os estudos é SILENCIOSO e livre de interrupções.

1º) Estudando em casa:

Parece simples, mas para obtermos o melhor desempenho no estudo em casa, temos de observar uma séria de detalhes:

Postura do corpo na hora dos estudos: começamos esse tópico com uma pergunta, você estuda sentado ou deitado? Se estuda sentado, arruma sua mesa da maneira correta? Se estuda deitado, consegue manter a concentração por um bom tempo?

Concursos públicos 2015 - Blog Ciclos de Estudo

O ideal é estudar sentado, com uma mesa funcional e bem iluminada, dispondo de uma cadeira que possibilite sua coluna ficar reta durante o estudo, o que evitará futuras dores nas costas, que com o passar do tempo podem tornar-se insuportáveis, diminuindo o rendimento diário e te ocasionando um problema de saúde. Evite cadeiras muito "fofas", e também as muito duras (de plástico principalmente), procurando um "meio termo" que conjugue conforto com funcionalidade.

Caso seja inevitável estudar deitado por algum momento, procure não segurar por muito tempo o livro, notebook ou tablet acima da cabeça, evitando dores desnecessárias nos braços. Nestes casos, evite estudar conteúdos novos nessas posições, pois a assimilação será menor devido ao descoforto gerado em nosso corpo. Procure nunca estudar de pernas cruzadas, na famosa posição do índio, pois isto vai acarretar, com o tempo, muitas dores nas costas.

Sempre que possível, procure estudar sentado.

Arrumando sua mesa: sua mesa não precisa necessariamente ser muito grande, precisa apenas do espaço necessário para deixar suas canetas, lapiseiras, marca texto, relógio e materiais que vai usar no momento (é o famoso "menos é mais").

Sua mesa de estudo deve ser o mais limpa possível. Quando digo limpa, não me refiro apenas à ausência de resto de comida, latinha de refrigerante, etc, e sim a quantidade de material que fica exposto e pode tirar sua atenção. Se é hora de estudar Direito Tributário, mantenha apenas o PDF de Tributário em cima da mesa, deixando o Código Tributário Nacional ao lado para eventual consulta. Se for estudar por vídeo aula, deixe o notebook/tablet em cima da mesa, juntamente com seu caderno para anotações. Procure deixar um jarro com água e alguns biscoitos ou barras de cereal para consumir durante o estudo, evitando assim a perda da concentração já citada.

Concursos públicos 2015 - Blog Ciclos de Estudo

Jamais deixe materiais de outra matéria à vista, e arrume tudo que precosa da disciplina que vai estudar antes de começar, para não ter que levantar e procurar durante a leitura perdendo assim sua concentração. Estudos mostram que quando você está em um pico de concentração e é interrompido, demora-se mais de 15 minutos para voltar ao estágio anterior. Procure deixar os materiais de cada matéria em gavetas ou pastas diferentes.

Eventualmente, alguma pessoas gostam de deixar à vista, como motivação, fotos dos lugares que pretende visitar quando passar, carro que quer comprar, holerite de atuais servidores do seu concurso alvo, etc. Isto é importante, mas procure não "amontoar" muitas coisas (lembre-se, menos é mais).

Evite interrupções: como já explanado, quando estamos em um bom nível de concentração, caso sejamos interrompidos existe uma demora natural para voltarmos ao estágio anterior. Por conta disso, sempre avise seus familiares que você não pode ser interrompido, a não ser em situações extremas.

Caso tenha filhos ou o barulho e interrupções sejam inevitáveis, procure por um biblioteca. Lembre-se que o período noturno, desde que respeitado seu limite de sono, pode ser uma ótima alternativa para questões de barulho.

Fique longe de seu celular, não atenda, não mexa no Whatsapp! Esse aplicativo tem o condão de hipnotizar a maioria das pessoas, por isso é recomendável deixar seu celular fora da vista nos momentos de estudo. Caso você não possa fazer isso, deixe no modo vibratório e só atenda em caso de emergência.

Concursos públicos 2015 - Blog Ciclos de Estudo


Caso esteja assistindo a alguma vídeo aula no notebook, não navegue no Facebook, sob hipótese alguma. Pense que ao fazer isso você perde concentração e não estuda direito.

2º) Estudando no biblioteca: nesses casos, procure seguir a mesma orientação dos estudos em casa, procurando não sentar próximo a portas e janelas, evitando assim distrações desnecessárias.

Se for levar um notebook para assistir a vídeo aulas, procure já deixar o carregador na tomada antes de começar, evitando perda de tempo com futura mudança de mesa para poder ligá-lo. Caso você tenha que inserir o carregador e não der tempo de achar outra mesa a tempo, a bateria do notebook acaba e até ligar de novo você já perdeu a concentração.

Concursos públicos 2015 - Blog Ciclos de Estudo

3º) Estudando no metrô: para quem estuda também no metrô, nos trajetos de ida e volta do atual emprego, recomendo, devido ao barulho e tumulto típicos deste tipo de ambiente, estudar material de áudio (leis, por exemplo). Atente-se para comprar um bom fone, que isole o som externo da melhor maneira possível. Só fique espero para não perder a estação.

4º) Estudando no ônibus: também existem aqueles que estudam em ônibus, seja em trajetos mais curtos, seja em trajetos mais longos.

Nesses casos, recomendo que quando se tratar de ônibus com muito barulho, seja feito o estudo por áudio, similar ao descrito no item 3. Quando for o caso de ônibus mais silenciosos (geralmente de viagens mais longas), pode-se estudar as resumos/revisões. Jamais estude conteúdos teóricos novos em ônibus, uma vez que ali é difícil chegar em um nível alto de concentração.

Caso você tenha dor de cabeça ao ler em ônibus, use apenas o estudo por áudio.

Concursos públicos 2015 - Blog Ciclos de Estudo
Finalizando, essas são as dicas que tínhamos para passar a vocês hoje, esperamos que sejam de grande valia na árdua batalha do mundo dos concursos.
Compartilhe este artigo:

0 comentários

 
© Blog Ciclos de Estudo™
Posts RSS Comments RSS
Back to top