Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

3 fatores pouco conhecidos que podem estar diminuindo seu rendimento nos estudos

Os dias atuais são de correira para todos, ninguém tem tempo nenhum a perder. Ainda mais você, concurseiro, que tem que aprender dezenas de matérias para conseguir a tão almejada aprovação no concurso de seus sonhos.

Nesse contexto, qualquer tempo perdido, mesmo que seja, no início, apenas alguns minutos, com o passar do tempo viram horas, e depois dias, que por fim vão acabar fazendo a diferença entre quem passa e quem não passa, quem tem seu nome na lista e quem não tem.

Existem muitos fatores que podem melhorar o seu aproveitamento do tempo, entretanto, tão importante quanto, e nem sempre tão divulgado, são pequenos fatores que podem piorar a sua utilização do tempo, e consequentemente atrasar ou mesmo impossibilitar sua aprovação.

Vamos juntos conhecê-los e aprender como proceder para que jamais caiamos nessas armadilhas:


1- Não fazer atividades físicas

Todos já sabem que a prática de atividade  física é fundamental para uma melhor qualidade de vida, entretanto poucos sabem que isso também influencia, e muito, o rendimento nos estudos.

Qualquer concurseiro, em certa altura de seus estudos, pode ser vítima de dores nas costas e no resto do corpo, fruto de longas horas estudando. Para diminuirmos esse risco, além de obviamente estudarmos nas posições corretas, temos que praticar exercícios físicos, para que nosso corpo esteja sempre bem preparado para enfrentar horas a fio sentado em uma cadeira.

Blog ciclos de estudo - dicas de estudo

A atividade física do concurseiro tem que ser prazerosa, ou logo você desiste ou a torna um peso psicológico. É necessário relaxar nesse momento, seja em grupo ou individualmente. Se você gostar de caminhar, caminhe, se gosta de musculação, matricule-se em uma academia, se prefere jogar futebol, marque algo com os amigos. Pode parecer que você está perdendo tempo com isso, entretanto esse aparente desperdício aumentará seu desempenho e rendimento nos estudos futuros, é um excelente custo benefício. Lembre-se, qualquer que seja sua atividade física, jamais subestime a importância de um bom alongamento.

Além disso, a atividade física proporciona melhor oxigenação do cérebro, melhorando a sua capacidade de memorização.

Blog ciclos de estudo - dicas de estudo

Para aqueles que vão encarar, além das provas tradicionais, os testes de aptidão física (TAF), comuns em provas da Polícia Federal, Polícia Civil, ABIN, etc, a atividade física serve como treinamento para esta fase, que sempre elimina muitos bons candidatos. No caso, é interessante observar o edital do certame para verificar quais atividades físicas serão avaliadas (barra, corrida, natação, etc) e focar no que vai ser pedido. Sempre comece dentro do seu limite e vá aumentando gradativamente a dificuldade.

Para casos mais complexos, recomenda-se a contratação de um profissional da área.


2- Negligenciar a importância de uma boa noite de sono


Claro que quem quer passar em concurso não vai dormir 14 horas por dia, mas a ciência já provou que uma boa noite de sono é vital para que o conhecimento adquirido se consolide em nosso cérebro. Portanto, aquela "1 hora a mais que você estudou ao invés de dormir", além de não render o necessário, ainda prejudica a fixação do que você havia estudado nas horas anteriores.


Outro problema de uma noite mal dormida é o chamado "efeito bola de neve", em que, no dia seguinte, a noite mal dormida gera automaticamente sono e fadiga, fazendo seu desempenho cair até que você tenha a oportunidade repor o sono perdido. Observe como isso vai se somando e fazendo você perder horas importantes no estudo e diminuir a qualidade da absorção do conteúdo.

Para evitarmos esse problema, basta seguirmos algumas dicas:

- não mexa em celular, tablet ou notebook antes de dormir, principalmente dentro do quarto: sabe aquele tempo que você fica fuçando no Facebook ou Whatsapp antes de dormir? Corte-o e você verá como a qualidade de seu sono vai melhorar. Isto ocorre porque a luz emitida por esses aparelhos diretamente em nossos olhos dificulta e reduz a produção da Melatonina, hormônio essencial para uma boa noite de sono.

- Evite bebidas alcoólicas em excesso, principalmente antes de dormir, uma vez que elas prejudicam o chamado "ciclo do sono". 
O álcool acelera o início do sono, faz com que a pessoa caia em sono profundo assim que deite e fragmenta os padrões de sono na segunda metade da noite.
As duas primeiras mudanças, idênticas àquelas observadas em pessoas que tomam remédios antidepressivos, podem parecer benéficas no início e até explicam por que motivo algumas pessoas com insônia por vezes consomem bebidas para poder dormir. No entanto, essa rapidez prejudica o ciclo completo do sono, levando o indivíduo a acordar com o mesmo cansaço que foi dormir. Mas é a terceira mudança a mais prejudicial: segundo os pesquisadores, as bebidas alcoólicas reduzem o tempo que se passa no chamado sono REM (fase profunda na qual os sonhos geralmente ocorrer). Como consequência, as pessoas tem um sono menos repousante.
Outro problema do álcool é a "ressaca", que diminui muito nosso poder de concentração e capacidade de absorver novos conteúdos.

Blog ciclos de estudo - dicas de estudo

- Escolha um bom travesseiro e colchão: pode parecer óbvio, mas a escolha de um bom colchão e travesseiro faz toda a diferença na qualidade do sono, e principalmente em como seu corpo estará fisicamente no dia seguinte. Opte sempre por algo intermediário, nem muito macio, que pode parecer agradável no início mas no decorrer do tempo prejudica a coluna, e nem muito duro, pois precisamos do mínimo de conforto para que possamos dormir bem.


3- Interromper os estudos para mexer no celular (atender ligações, ver Facebook, Whatsapp e derivados)


Nosso cérebro, quando em estado de alta de concentração, se interrompido, pode demorar quase meia hora para voltar ao estado anterior. Isto quer dizer que, além de interromper a absorção de alta qualidade proporcionada pelo período de alta concentração, você ainda vai demorar para atingir aquele estado novamente.

Blog ciclos de estudo - dicas de estudo

Mexer em aplicativos de celular é, para a grande maioria, um ato prazeroso e relaxante, entretanto tudo na vida tem que ser feito na hora certa. Se você fuçar no celular na hora do estudo, prejudica o estudo e ainda fica de consciência pesada. Tudo tem seu tempo.

Por isso, jamais interrompa seus estudos para mexer no celular!!!

Blog ciclos de estudo - dicas de estudo

E você, pronto para colocar as dicas em prática e decolar nos estudos?
Compartilhe este artigo:

0 comentários

 
© Blog Ciclos de Estudo™
Posts RSS Comments RSS
Back to top