Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Dica matadora para turbinar sua memorização para concursos públicos

Só quem estuda para os concorridos concursos públicos sabe a quantidade quase infinita de matérias que temos de ler, entender e memorizar. São dezenas de leis, decretos, resoluções, fórmulas de matemática, doutrinas, teorias, enfim, uma infinidade de assuntos a serem entendidos e memorizados.

Memorização - Renato Alves - Blog Ciclos de Estudo

Umas das principais dificuldades para memorizar um assunto ocorre quando não há muita lógica no tema, principalmente quando se trata de um conjunto (por exemplo, decorar quais são as competências privativas da União, dos Estado e dos Municípios, quais são os princípios fundamentais da elencados na Constituição Federal, etc). Para essas situações, uma dica matadora o ajudará a memorizar tudo e não esquecer na hora da prova: o uso de Mnemônicos.

Mas o que é um Mnemônico?

Um mnemônico, apesar do nome bem complicado, nada mais é do que uma frase ou sigla que o ajudará a lembrar, na hora da prova, daqueles temas difíceis de memorizar. Vamos a alguns exemplos práticos, retirados de sites de concurso ou mesmo frutos da nossa experiência no mundo dos concursos:

1) So-Ci-Di-Plura-Val: um dos mais famosos mnemônicos do mundo dos concursos, aqui estão elencados os 5 fundamentos da República Federativa do Brasil (Artigo 1º da Constituição Federal de 1988:

"Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

I - a SOberania;

II - a CIdadania;

III - a DIgnidade da pessoa humana;

IV - os VALores sociais do trabalho e da livre iniciativa;

V - o PLURAlismo político."

2) L-I-M-P-E: são os princípios que regem a Administração Pública, muito cobrados em Direito Administrativo: Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência.

"Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência..."


Memorização - Renato Alves - Blog Ciclos de Estudo

3) Mo-De-Re-Co-Pa: são as causas de suspensão da exigibilidade do crédito tributário:

- MOratória;
- DEpósito Integral;
- REcurso e REclamação;
- COncessão de liminar;
- PArcelamento.

4) EHCHA e ECHAH: são as fases da Licitação Comum e Licitação Pregão (para memorizar mais facilmente pense na pronúncia Écha e echÁ):

• Licitação Comum:
Edital
Habilitação
Classificação
Homologação
Adjudicação

• Licitação modalidade Pregão:
Edital
Classificação
Habilitação
Adjudicação
Homologação

6) Número de ministros do STF, STJ, STM, TST, TSE, e TCU:

STF (futebol): o Supremo Tribunal Federal é composto de 11 ministros, assim como um time de futebol é composto por 11 jogadores.

Memorização - Renato Alves - Blog Ciclos de Estudo

STJ (Jesus): o Supremo Tribunal de Justiça é composto de, no mínimo, 33 ministros, mesmo número da idade de Jesus ao ser crucificado.

TSE: a sigla é composta pelas letras do número sete (só que embaralhadas e faltando um "e" rs), logo o TSE é composto de, no mínimo, 7 ministros.

TST (trinta sem três): o TST é composto de 27 ministros (trinta menos três).

TSM (trinta sem metade): o TCM é composto de 15 ministros (trinta sem a metade) vitalícios.

TCU ( T-3, C-5, U-1, relacione as iniciais do tribunal com número e some): o TCU é composto por 9 ministros.

Esses são alguns dos mnemônicos mais conhecidos, entretanto a principal recomendação é: crie seus próprios mnemônicos, com certeza será mais fácil lembrá-los na hora da prova.

Muitas pessoas gostam de relacionar os mnemônicos a esportes, religião, besteiras, nomes de familiares, enfim, o que ficar mais fácil de lembrar na hora da prova. Uma das coisas que mais funciona é relacionar o tema ser memorizado com alguma coisa engraçada.

A técnica de memorização por Mnemônicos, assim como muitas outras técnicas e dicas que são fundamentais para acelerarmos nosso caminho rumo à aprovação, encontra-se detalhadamente explicadas e ensinadas no curso avançado de Memorização, Leitura Dinâmica e Estudo. Trata-se de um curso ministrado pela maior autoridade brasileira em matéria de memorização: Renato Alves. Várias pessoas já experimentaram e aprovaram o método Renato Alves. Se você tem interesse em melhorar suas técnicas de memorização, estudo e leitura, conheça mais sobre o curso clicando aqui.

E você, já criou seus próprios mnemônicos? Conte para a gente nos cometários ;)
Compartilhe este artigo:

0 comentários

 
© Blog Ciclos de Estudo™
Posts RSS Comments RSS
Back to top