Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

TRE - SP e TRE - PE: como estudar para as 2 provas

Após um grande período de espera, dois dos concursos de tribunais mais aguardados de 2016 tiveram seus editais publicado no final de agosto. Trata-se dos certames do TRE - São Paulo (SP) e TRE - Pernambuco (PE).

As provas serão realizadas apenas em 2017 (mais precisamente em 12/02/17 para o TRE - SP e 19/03/17 para o TRE - PE), o que nos dá quase seis meses de estudos disponíveis. Ou seja, é tempo de sobra para começar a estudar e ser aprovado.


Mas é possível mesmo ser aprovado começando os estudos agora, sendo que tanta gente já estuda para as provas de tribunais desde antes dos editais???

SIM, é possível ser aprovado começando agora, com certeza. Ocorre que os estudos tem que ocorrer desde cedo direcionados, através de ciclos, e com os melhores materiais, não sendo permitido perder qualquer hora que seja com um material que não vá agregar de verdade os seus conhecimentos. E também será preciso muita disciplina em toda a jornada. A distância entre desejo e aprovação é a DISCIPLINA nos estudos.

Muitos também se perguntam: é possível estudar para os dois TREs ao mesmo tempo, tanto para SP quanto para PE?

A resposta para essa pergunta também é SIM, é possível. As bancas são diferentes (FCC para TRE - SP e CespeUnB para TRE - PE), mas ambas provas são de múltipla escolha, e não há o famoso "uma errada anula uma certa" em nenhuma das provas.

O que torna a conciliação dos estudos possível, para qualquer um dos 3 cargos principais (TJAA, AJAA e AJAJ) é que há poucas matérias que divergem entre uma prova e outra, e, quando há, via de regra, trata-se de perfumarias.


Ambas seleções são compostas de provas de Conhecimentos Gerais (20 questões com peso 1 - mesmas matérias para todos os cargos dentro de cada tribunal), e Conhecimentos Específicos (40 questões com peso 3 - cada cargo, em cada tribunal, tem matérias distintas).

Na parte de Conhecimentos Gerais repousam as maiores diferenças entre as provas do TRE SP e TRE PE. Lembre-se que os CG são os mesmos para todos os cargos dentro de cada tribunal. Veja:

• Matérias comuns: Português, Informática e Normas dos Servidores Federais;
• Matéria exclusiva do TRE PE: Sustentabilidade
• Matérias exclusivas do TRE SP: Regimento Interno, Plano Estretégico e Código de Ética do TRE - SP, e Estatuto da Pessoa com Deficiência

Observe que há apenas uma matéria exclusiva do TRE - PE, que é uma disciplina "secundária", ou seja, há possibilidade de estudá-la com profundidade apenas após a realização da prova do TRE - SP. Em suma: até a prova do TRE - SP, na parte de Conhecimentos Gerais, você estuda apenas as matérias comuns e as exclusivas do TRE - SP. Talvez um pequeno estudo na matéria exclusiva do TRE - PE pode ocorrer, mas sem profundidade para não perder tempo, uma vez que depois da prova do TRE - SP teremos tempo suficiente para estudá-la.

Feitas as observações sobre CG, vamos adentrar os estudos conciliados de Conhecimentos Específicos para cada cargo:

1- Técnico Judiciário (TJAA)

Para esse cargo, temos:

- Matérias comuns: Direito Constitucional, Direito Administrativo e Direito Eleitoral
- Matéria exclusiva do TRE - PE: Administração Pública

Veja, para TJAA, a única matéria diferente nos dois certames é Administração Pública, presente em PE e ausente em SP. portanto, até a prova de SP, foco total em Constitucional, Administrativo e Eleitoral, deixando Administração Pública para depois da prova paulista. Claro, podemos iniciar os estudos de Administração Pública antes da prova de SP, mas focar bem mesmo só após a prova paulista.

2- Analista Judiciária - Área Judiciária (AJAJ)

Nesse cargo, as matérias específicas são idênticas. Não preciso nem comentar mais nada não é mesmo? Importante apenas dar uma analisada nos editais para verificar algum ou outro tópico que esteja presente em uma prova e em outra não, mas, via de regra, é obrigação prestar as duas provas ;)

3- Analista Judiciário - Área Administrativa (AJAA)

Este é o cargo que tem mais matérias diferentes entre os certames. A ementa de AJAA do TRE - SP é maior:

- Matérias comuns: Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Eleitoral, Administração Públca e AFO;
- Matérias exclusivas do TRE - SP: Direito Civil, Direito Penal, Direito Processual Civil e Direito Processual Penal.

Perceba que não há matérias exclusivas do TRE - PE, o que permite "aproveitar" todo o estudo para AJAA no TRE - SP para o TRE - PE. Destaco novamente que é importante analisar cada edital para descobrir eventuais pontos nas disciplinas que divirjam entre as provas.

E as questões, como estudá-las, uma vez que são bancas diferentes e cada uma tem suas particularidades na maneira de cobrar os assuntos?

A grande sacada aqui é procurar realizar questões da CespeUnB (PE) desde já, mesclando com as questões da FCC (SP). Nesse período em que as provas estão longe, podemos fazer 50% para cada banca. Quando a prova do TRE SP estiver se aproximando, vamos aumentado o número de questões FCC e diminuindo Cespe. Após a prova de SP, 100% das questões a serem resolvidas tem que ser da Cespe.

Esperamos que esse artigo ajude você, concurseiro, a se preparar adequadamente para as duas provas.

Confira aqui o edital do TRE - PE, e aqui o edital do TRE - SP.

Devido a todos os atrativos citados, esses concursos com certeza serão muito concorridos, o que torna necessário começar os estudos o quanto antes. Para auxiliar os candidatos nessa empreitada de estudos, oferecemos assessoria personalizada durante todo o período de preparação, através das 7 ferramentas abaixo:

1- Ciclo de estudo: elaborado de acordo com seus horários e experiência, servirá como um guia personalizado da sua rotina diária de estudos. Sabe aquela sensação de ficar perdido não sabendo o que estudar naquele momento, ou o que deve estudar mais? Você nunca mais vai sentir isso, faremos todo esse trabalho para que você possar se concentrar em fazer o mais importante: estudar. Durante seu período de preparação, sempre que necessário, atualizaremos o ciclo sem nenhum custo adicional.

2- Planilhas de controle de horas estudadas: o aluno recebe quatro planilhas principais para controlar sua rotina de estudos e registrar seu rendimento, facilitando assim a análise de seu progresso e a realização de atualizações e mudanças na programação estipulada:

a. Controle semanal de horas estudadas: nesta planilha, é possível ter controle e conhecimento do quanto sua meta semanal foi alcançada e o que falta para cumpri-la, bem como programar eventuais estudos extras em determinadas matérias.

b. Controle de horas estudadas por matéria: aqui é possível controlar e verificar o total de tempo que já foi despendido para cada matéria em toda sua jornada de preparação. Este é um importante controle para podermos efetuar eventuais mudanças no ciclo de estudo, com inserção de novas matérias, mudança de carga horária, entre outras, tudo feito com base na rotina de cada aluno.

c. Controle de % de acerto em questões: elaborada para que seja possível saber a porcentagem semanal de acertos em questões de cada matéria, uma vez que o objetivo final do concurseiro é acertar o maior de questões. De acordo com os resultados dessa planilha, podemos detectar a necessidade de foco maior em determinada disciplina, troca de material, etc.

d. Controle de assuntos estudados na semana: com esta planilha, o aluno registra semanalmente todos os assuntos que estudou em cada matéria, possibilitando, através da análise conjunta com as outras planilhas, a descoberta de quais assuntos mais lhe trazem dificuldades. Isto norteará mudanças a serem realizadas para melhorar o rendimento nos estudos.

3- Análise do edital: analisamos o edital do TRE PE em detalhes, expondo todas as nuances do certame, características da banca, quais as matérias mais importantes, o peso de cada disciplina no total da prova, etc. Esta análise é fundamental, pois é o edital que norteia toda nossa preparação e direciona nosso foco para o que é realmente importante estudar. Boa parte dos concurseiros acaba não lendo o edital com a devida atenção e isso diminui as chances de aprovação. 

4- Seleção de materiais: o Blog, com a experiência comprovada de seu moderador, aprovado em um dos concursos mais difíceis do país (ICMS - SP), orienta sobre quais são os melhores materiais de estudo para cada disciplina, a fito de subsidiar a escolha dos materiais pelo aluno. Isto é ideal para que você não caia em roubadas e economize dinheiro e tempo, pois escolher um material, hoje em dia, em meio a tantas opções boas e ruins, é uma tarefa muito complicada. Um bom material é FUNDAMENTAL para conseguir aprovação.

5- Manual "Aprenda a fazer revisão para concurso público": diante do vasto número de matérias a serem estudadas por quem almeja lograr êxito nos certames públicos, a necessidade de sempre fazer revisão para deixar o conhecimento fixado na memória é inegável, sendo que quem não faz esse procedimento de maneira correta corre enorme risco de ver sua vaga escapar mesmo tendo estudado muito. Este manual completo soluciona o problema, ensinando passo a passo os diferentes e mais eficientes métodos para realizar revisões teóricas para concursos públicos,

6- Manual "Como resolver exercícios da maneira mais eficiente": manual completo de como tirar o máximo de proveito da resolução de questões, utilizando esta importante ferramenta também como forma de revisar o conteúdo estudado.

7- Acompanhamento personalizado: o grande diferencial do planejamento de estudos, qualquer dúvida do aluno acerca de materiais, rendimento nos estudos, editais, entre outras, pode ser tirada on-line, via Facebook ou e-mail, ou ainda por Whatsapp ou telefone, e essa assessoria se mantém até a data da realização da prova. Também é feito o controle semanal, por parte do coach, através da análise das planilhas enviadas pelo aluno, sendo efetuadas eventuais mudanças e considerações sempre que necessário.

Não utilizamos qualquer software ou aplicativo automatizado, o acompanhamento é sempre PERSONALIZADO, você terá contato direito com o moderador até o dia da prova.

Quem se interessar em adquirir a assessoria deve preencher o Formulário de Contato, presente na aba direita do site, ou enviar e-mail para [email protected], que entraremos em contato para maiores detalhes.
Compartilhe este artigo:

0 comentários

 
© Blog Ciclos de Estudo™
Posts RSS Comments RSS
Back to top