Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Como traçar metas eficientes no estudo para concursos públicos

Metas de estudo para concursos - Blog Ciclos de Estudo

Ano novo, metas novas.

Ou recicladas.

Fazer dieta, aprender inglês, voltar para yoga...

É assim que a maioria das pessoas começa o ano novo, sempre delimitando promessas que, em sua maioria, nunca serão cumpridas.

Quem estuda para concurso também pode cair nessa tentação: "esse ano estudarei 10 horas líquidas por dia", "esse ano zero o edital", "esse ano finalmente serei aprovado", entre outras.

Claro que não é errado estabelecer metas, o que é errado é estabelecê-las apenas de maneira maquinal, sem real comprometimento. Delimitar objetivos é totalmente diferente de programar-se para atingi-los.

Se você quer estudar 10 horas líquidas por dia, comece pensando em quantas horas já possui, como aproveitá-las bem, e depois de onde poderá tirar horas para incluir estudos (o que você vai cortar).

A grande sacada que vou passar aqui é que você tem que dividir as suas metas em três tipos: meta "fácil", meta "desejável" e meta "estelar".

Meta fácil: aqui você tem certeza que vai alcançar com razoável facilidade. Exemplo: se quer estudar 10 horas por dia, sua meta "fácil" pode ser 1 hora. O importante aqui é ser algo que você tenha quase certeza que alcançará. Essa meta tem o condão de dar motivação para você seguir em frente, não se frustar logo no começo da batalha quando a meta final parece distante.

Meta desejável: nesse momento, estabelecemos um ponto desejado dentro do nosso objetivo (também podemos chamar de aceitável). Seguindo o exemplo acima, se a meta final é 10 horas por dia, a meta desejável pode ser 6 horas, que é um tempo razoável e exige um pouco de complexidade para ser atingido. O objetivo dessa meta é propor um desafio maior, encorajando você a não desistir, mesmo que a meta "estelar" ainda pareça longe.

Meta estelar: aqui é o seu porto seguro, onde você quer chegar todos os dias. Tenha consciência que nem sempre você conseguirá, mas batalhará sempre para alcançar. Se você bater várias vezes suas meta estelar, ela não é tão estelar assim, você tem que rebaixá-la para desejável e mirar um novo norte.

Adendo final: procure tentar limitar sua programação no início de ano para poucos meses, prefira períodos mais curtos (3 a 4 meses é um bom número). Rever as metas, fazer um balanço geral de desempenho e revisar seus objetivos é sempre uma boa pedida.

E aí, gostou das dicas?

Se sim, curta e compartilhe esse artigo ;)
Compartilhe este artigo:

0 comentários

 
© Blog Ciclos de Estudo™
Posts RSS Comments RSS
Back to top