Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 8 de agosto de 2017

Depoimento do aluno Daniel Sousa, aprovado para Assistente Administrativo

Aluno Daniel Sousa da Rocha conta detalhes de sua preparação até a aprovação no concurso para Assistente Administrativo da Unesp


Depoimento aprovado Unesp - Blog Ciclos de Estudo

Conte-nos um pouco sobre você, para que as pessoas que nos assistem possam te conhecer melhor. Você é formado em que área? Trabalhava e estudava, ou se dedicava inteiramente aos estudos? Quantos e quais concursos já foi aprovado? Qual o último?
Olá! Me chamo Daniel, 24 anos, e moro no interior de São Paulo. Sou formado em Biologia e estava me dedicando inteiramente aos estudos por estar desempregado. Esse foi o primeiro concurso a ser aprovado, mas antes já havia prestado outros, em uns fui reprovado de primeira e em outros “bati na trave”.

Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados?
Eu não acreditava! Eu fiquei esperando até 3h40 da madrugada para olhar o Diário Oficial de SP e quando achei a parte sobre concursos (era a primeira vez no DOE-SP hahaha) fiquei muito surpreso, e a primeira coisa que veio na cabeça foi a sensação que valeu a pena ter estudado muito, fiquei muito feliz e tive uma sensação de alívio.

Como o Blog Ciclos de Estudou contribuiu para sua aprovação?
O blog me ajudou muito, muito mesmo a me tornar organizado. Inicialmente quando fui atrás do serviço do Blog eu estava estudando para outra área de concurso, mas esse surgiu e com a organização que tive com o blog eu consegui me planejar para prestar esse e obter sucesso. A vantagem para mim do Blog é que a equipe monta uma grade horária, sugere bons materiais e você segue o cronograma, cada dia um dia com as matérias lá para serem estudadas, tudo certinho. Só dependia de mim ir lá e estudar, criar força, porque ser concurseiro exige dedicação e muita motivação.

Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social para passar no concurso o mais rápido possível?
Eu era muito rígido durante a semana, estudava muito e muitas vezes já estudava o que era para ser estudado no final de semana, já adiantava para poder sair no final de semana. Errei demais em não ter abdicado de festas, barzinhos em outros concursos, então corrigi isso nesse que houve a aprovação. Você pode sim ter uma vida social, não vai ser como antes de ser concurseiro, mas dá para sair um pouco e na verdade acho até saudável para relaxar um pouco, mas seja moderado, acordar ruim no outro dia é um dia a menos de estudo.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------
"A vantagem para mim do Blog é que a equipe monta uma grade horária, sugere bons materiais e você segue o cronograma, cada dia um dia com as matérias lá para serem estudadas, tudo certinho. Só dependia de mim ir lá e estudar"
                                              Daniel Sousa da Rocha, aluno do Blog Ciclos de Estudo aprovado para Assistente Administrativo da Unesp
----------------------------------------------------------------------------------------------------

Você estudou por quanto tempo, contando toda a sua preparação? Durante este tempo de estudo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos mesmo naqueles períodos em que não havia edital na mão?
Meus estudos começaram em 2015, quando decidi a área que queria prestar, só que naquele ano eu estudava de qualquer jeito. Estudava apenas as matérias que eu gostava e mesmo assim estudava tudo errado. Já teve vez que estudei mais de 4h uma matéria em um mesmo dia. Tem cabimento? Haha. No outro dia não lembrava quase nada do que tinha estudado. Só comecei a estudar com qualidade em 2016 quando conheci o Blog e ai meus estudos foram tomando um bom rumo.

Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um? Como a assessoria do Blog Ciclos de Estudo te ajudou nessa empreitada de escolha dos materiais, o auxílio foi bom?
Eu já fiz um cursinho presencial na minha cidade e não gostei. Custo benefício nota zero. Fiz telepresencial e achei mais ou menos só, pois acho que o que me ajudou foi aprender um pouco alguns termos do Direito. Para mim o que mais vale a pena é estudar em casa, com bons livros, cursos em PDFs e vídeo aulas. Eu particularmente para algumas matérias como português por exemplo eu preferia um ótimo livro. Já para matemática comprei um curso em PDf que também tinha umas vídeos aulas e me ajudou muito. Nesse ponto o auxílio do Blog foi muito bom também! Tinha matérias que não sabia nem como começar a estudar, mas com indicações de livros/cursos conseguia e estou conseguindo estudar bem.

Uma das principais dificuldades de todo o concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e re-leitura da teoria? Ter a assessoria do Blog te ajudou nesses pontos?
Eu estudo três matérias por dia. Quando chegou na reta final dessa prova às vezes estudava quatro, cinco, duas, ai dependia. Mas no geral mesmo são três. Leio a teoria e faço exercícios (muitos!!), não faço resumo, nunca fiz. Mas uma dica que dou é usar post it para guardar aquelas informações que você sempre esquece. Exemplo: Eu não guardava as conjunções concessivas, fui lá escrevi as que estão no meu livro de português e colei na porta, então direto eu passava e dava uma olhada, até guardar a informação, porque não adianta, algumas coisas devem ser decoradas.
A Assessoria do Blog me ajudou, porque antes eu só estudava a teoria e fazia umas cinco questões do assunto. Isso mesmo! Cinco! Tudo errado! Foi com o Blog que comecei a fazer baterias de exercícios online, e depois fazer uns simulados com mais de um assunto.

Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Para esse concurso em si que houve a aprovação minha dificuldade era na Informática e Matemática. Para superar me dediquei muito nelas e fiz muitos exercícios de cada.

A reta final é sempre um período estressante. Como você levou seus estudos neste período? Você se concentrava nas matérias de maior peso ou distribuía seus estudos de maneira mais homogênea? Focava mais na re-leitura, em resumos, em exercícios, etc ?
Na reta Final eu me dediquei mais em exercícios em todas as matérias, mas deixava boas horas reservadas para aquelas que tinha mais dificuldades.

Na semana da prova, nós sempre observamos vários candidatos assumindo uma verdadeira maratona de estudos (estudando intensamente dia e noite). Por outro lado, também vemos concurseiros que preferem desalecerar um pouco, para chegar no dia da prova com a mente mais descansada. O que você aconselha?
Eu aconselho a estudar bastante na reta Final, mas dar uma boa descansada uns dois dias antes da prova. Não adianta um dia antes você estar querendo aprender algo novo. A única coisa que fiz um dia antes foi rever uns termos de informática, fiz isso em quinze minutos e depois só descansei e relaxei (muito importante) até o outro dia que foi a prova.

Se você tivesse que apontar quais foram os maiores ACERTOS em sua preparação, quais seriam?
Acho que meus maiores acertos foram ir confiante e seguro, me abdicar de algumas coisas na reta final, não deixar problemas me interferirem próximo da prova e principalmente no dia e é claro estudar muito, sempre corrigindo minhas falhas.

Pela sua experiência e contato com outros concurseiros, diga-nos quais são os maiores erros que as pessoas cometem quando decidem se preparar para concursos?
Um grande erro é alguém achar que vai passar numa prova sem estudar. Isso para mim não existe. Uma coisa que nunca gostei de escutar de uma pessoa para outra que não estuda era “Faz a prova! Vai que dá certo!”. Não vai dar amigo(a)! tem que estudar.
Outra coisa também é estudar por materiais ruins ou fazer cursinhos e cursos que não valem a pena o custo benefício.

-------------------------------------------------------------------------------------------------
"Um grande erro é alguém achar que vai passar numa prova sem estudar. Isso para mim não existe. Uma coisa que nunca gostei de escutar de uma pessoa para outra que não estuda era “Faz a prova! Vai que dá certo!”. Não vai dar amigo(a)! tem que estudar."
------------------------------------------------------------------------------------------------ 

O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação?
Manter a calma durante a reta final. Concurseiros ficam nervosos muito rápidos, principalmente quando são atrapalhados! hehe

Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Para quem está começando eu sugiro ir atrás de bons matérias, tem muita dica boa na internet e há também muitos cursos excelentes online! Recomendo também escolher uma área de concurso. Se você não for uma pessoa organizada, assim como eu, vá atrás de uma ajudinha para montar os estudos. Recomendo sem dúvidas o Blog! Estude, estude muito! Muitas vezes o desanimo vem, mas o deixe de lado e estude mais. Aproxime-se de pessoas que te apoiem e te façam bem. Estudar é difícil, mas vale a pena! Esse é um passo que dei, ainda continuarei na luta, e para quem também está nessa, fique firme ai que uma chega a aprovação.

Compartilhe este artigo:

0 comentários

 
© Blog Ciclos de Estudo™
Posts RSS Comments RSS
Back to top