Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 3 de julho de 2018

Reta Final ICMS - GO: dicas e estratégias

Para ser aprovado no certame, é necessária apurada estratégia de estudos nessa reta final

Concurso Auditor Fiscal ICMS - Goiás - Blog Ciclos de Estudo

Foi publicado, no mês de junho, o tão esperado edital para o concurso de Auditor Fiscal do ICMS - GO. Já havia sido exarado, pela SEFAZ, documento no qual eram descritas as matérias que seriam cobradas no edital, entretanto, nada havia sobre o número de questões e peso de cada disciplina.

Com o advento do edital, vieram algumas surpresas:

1) TI valendo 14 pontos- 14 questões (mais do que DCO, DAD, Português, Civil/Empresarial, e todas as outras da P1)

2) AFO valendo 10 pontos- 10 questões (matéria muito pouco cobrada nas provas da área fiscal e com segundo maior peso na P1)

3) Preterimento de Português, com apenas 08 questões, Direito Administrativo, com 07, e Direito Constitucional, com apenas 05.

4) Não explicitação de quantas questões teremos para Contabilidade Geral, Avançada e Auditoria (apenas a informação de que serão 20 questões embarcando essas 3 matérias).

Quem quer passar no certame tem que aprender a lidar com adversidades e com "novidades" do edital, não tem outro jeito. Todo concurso tem suas peculiaridades. Abaixo seguem algumas sugestões de como vencer cada um dos problemas acima citados:

TI

O ideal é garantirmos os pontos das partes menos complexas antes de, se for o caso, nos aprofundarmos nos meandres da matérias. Analisando o edital, do ponto de vista de alguém não formada em Informática, temos o item 1, que é mais focado na parte "geral" (que muitos já tem o hábito de estudar), as partes 2 e 3, que são próprias de TI, e a parte 4 (Segurança da Informação).

A parte de Segurança da Informação é relativamente simples e, quando consta de editais, geralmente cai na prova. Como são muitas questões da matéria, provavelmente deveremos ter de 02 a 03 desse tema. Recomendo estudar com afinco essa parte para garantir todos os pontos dela disponíveis na prova.

Já a parte 1, que é a mais "geral" e usualmente cai em concursos, também deve ser alvo do estudo, pois muitos já tem uma certa bagagem e trata-se de um conteúdo menos complexo de ser aprendido.

Os tópicos 2 e 3 devem ser deixados para mais para frente por aqueles não formados em TI, pois são bem complexos e técnicos, tomando um tempo de estudo que melhor seria dispendido em matérias como Legislação Tributária, por exemplo.

→ Português

Costumo ensinar aos meus alunos que as provas de Português em concurso público, geralmente se dividem em 03 partes: Interpretação de Texto, Gramática Aplicada ao Texto e Gramática Pura.

Como serão apenas 08 questões, arrisco a dizer que teremos 02 ou 03 de Interpretação de Texto Pura, que é uma parte que não vale à pena estudar em específico, devido à dificuldade em se prever o tema que vai cair na prova. 

Restarão então 05 ou 06 questões de Gramática Puta e Gramática Aplicada ao Texto. Veja, ambos os casos são de gramática, portanto o foco do estudo tem que ser resolver questões de gramática da FCC (acentuação, vozes, concordância, verbo, coordenação, etc). Não perca texto estudando textos.

→ Constitucional e Administrativo

Ambas as disciplinas foram preteridas em número de questões (05 e 07, respectivamente), portanto é necessário um estudo estratégico.

Para ambas, recomendo estudar apenas revisando questões relativamente aos temas já usualmente vistos, deixando um pouco de lado, em DCO, o controle de constitucionalidade (é um tema gigantesco, complexo, que terá, salvo se acontecer algo muito inesperado, somente 01 questão na prova).

Em DAD, recomendo fortemente estudar com afinco os artigos do Estatuto dos Funcionários de Goiás e a Lei da Carreira de Auditor Fiscal. Se dois assuntos tão específicos foram inseridos no edital, certamente serão cobrados na prova (aposto em 01 questão de cada)

→ AFO

Muita calma antes de sair estudando AFO (oficialmente denominada Finanças e Orçamento Público), pois a matéria é imensa, não comum na área fiscal e cheia de pegadinhas.

Recomendo imprimir os resumos que os professores geralmente colocam nos finais dos PDFs e acompanhar a aula com eles, fazendo eventuais anotações particulares e resolvendo muitas questões.

→ Contabilidade e Auditoria

Nessa parte, em que a FCC "escondeu" o jogo no número de questões de cada matéria, vale apenas tomar cuidado para não subjugar Auditoria, pois a FCC adora a disciplina. Na pior das hipóteses, creio que teremos de 05 a 07 questões da matéria (10 e 14 pontos), portanto estude-a com afinco, é uma matéria bem mais simples do que Contabilidade e NÃO podemos perder pontos nela.

Gostou das dicas?

Estamos oferecendo assessoria personalizada nessa reta final de estudos para o ICMS - GO. Serão usadas ferramentas como ciclo de estudos, cadernos de questões por tema de cada matéria, metas semanais para cumprimento, acompanhamento diário da rotina, dentre outras. Abaixo segue detalhamento maior:

• Ciclo de estudos com metas semanais por tema: acabou aquele medo de estar estudando errado, de priorizar temas que não vão cair na prova, de saber que pode perder a vaga dos sonhos por conta de focos indevidos. Elaborado de acordo com seus horários e experiência, o ciclo servirá como um guia personalizado para sua rotina diária de estudos. Sabe aquelas sensações "não sei o que estudar hoje", "o que será que é mais importante nessa matéria"? Você nunca mais sentirá isso, conseguindo utilizar todo seu tempo e esforço para o que é mais importante: estudar.
Em cada semana você terá novas metas que adentrarão em cada tema da matéria, não se limitando apenas a te dizer qual matéria estudar no dia. A ordem dos temas será elaborada de acordo com seu concurso alvo e perfil, possibilitando a melhor absorção de conteúdo e utilização de tempo disponível.

• Planilhas de controle: o aluno recebe duas planilhas principais para controlar sua rotina de estudos e registrar seu rendimento, facilitando assim a análise de seu progresso e a realização de atualizações e mudanças na programação estipulada:

a. Controle de horas estudadas por matéria: aqui é possível controlar e verificar o total de tempo que já foi dispendido para cada matéria em toda sua jornada de preparação. Este é um importante controle para podermos efetuar eventuais mudanças no ciclo de estudo, com inserção de novas matérias, mudança de carga horária, entre outras, tudo feito com base na sua rotina.

b. Controle de % de acerto em questões: elaborada para que seja possível saber a porcentagem semanal de acertos em questões de cada matéria, uma vez que o objetivo final do concurseiro é acertar o máximo de questões possíveis. De acordo com os resultados dessa planilha, podemos detectar a necessidade maior de foco em determinada disciplina, troca de material, etc.

• Análise do edital: analisamos o edital do ICMS GO até o último detalhe, expondo todas as nuances da banca e da prova, quais são as matérias mais importantes, menos importantes, o peso de cada disciplina na visão total da prova, etc. Faremos uma síntese do que realmente importa no edital, que norteará toda nossa preparação e direcionará nosso foco no que é realmente importante estudar. Essa é uma falha que muitos concurseiros cometem que pode custar caro no final.

• Seleção de materiais: o Blog, com a experiência comprovada de seu moderador, aprovado em um dos concursos mais difíceis do país (ICMS SP), faz todo o processo de pesquisa e seleção em busca do material de estudo para cada matéria. Sabe aquela dificuldade de escolher algo bom entre as centenas de opções ruins disponíveis? Nunca mais você passará por esse problema. Um bom material é fundamental para conseguir aprovação. Fazemos também a análise de toda a bibliografia que o aluno já possui, a fim de aproveitar o máximo possível do material já adquirido.

• Verticalização niveladora de conteúdo: você receberá um arquivo com todas as matérias do seu edital ou área alvo verticalizadas para preenchimento do seu atual nível de conhecimento em cada tema da disciplina. Esse material, em conjunto com o questionário de matricula e da entrevista inicial, serve para personalizar ainda mais profundamente os seus estudos, entrando no detalhe de cada matéria. Com isso, não ocorrerão metas genéricas, do tipo "estude matéria X de segunda e sexta", e sim um foco maior no que é mais importante e no que lhe cause mais dificuldade na hora de estudar.

• Cadernos de questões: essa reta final tem que ser usada para fazer MUITAS questões, e aqui os cadernos são uma excelente ferramenta, já separados por tema de cada matéria.

• Acompanhamento diário da rotina de estudos: o grande diferencial do planejamento de estudos, qualquer dúvida do aluno acerca de materiais, rendimento nos estudos, editais, entre outras, pode ser tirada on-line, via Facebook, e-mail, Whatsapp ou telefone, e essa assessoria se mantém até a data da realização da prova. Principalmente, o coach faz acompanhamento DIÁRIO DIRETO no WhatsAPP!!!! Você será cobrado TODO SANTO DIA dos seus estudos. Apenas se matricule se estiver disposto a dar o máximo de si e lidar com as cobranças das metas do ciclo de estudos.

Não utilizamos qualquer software ou aplicativo automatizado, o acompanhamento é sempre PERSONALIZADO, você terá contato direto com o moderador via e-mail, telefone ou Facebook até o dia da prova para o seu concurso. 

Quem se interessar em adquirir a assessoria deve preencher o Formulário de Contato, presente na aba direita do site, ou enviar e-mail para [email protected], que entraremos em contato para maiores detalhes. Se desejar, também ficamos disponíveis pelo WhatsApp (14) 99626-1897. 
Compartilhe este artigo:

0 comentários

 
© Blog Ciclos de Estudo™
Posts RSS Comments RSS
Back to top