Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Depoimento do aluno Fabiano Murilo Melo, aprovado no concurso do TCE - MG

É com imensa alegria que compartilhamos nesse espaço o depoimento do aluno Fabiano Murilo Melo, aprovado, após grande batalha, no concurso para Analista de Controle Externo do TCE - MG, na especialidade Direito. Desejamos ao nosso aluno sucesso nessa nova fase de sua vida.


Conte-nos um pouco sobre você, para que as pessoas que nos assistem possam te conhecer melhor. Você é formado em que área? Trabalhava e estudava, ou se dedicava inteiramente aos estudos? Quantos e quais concursos já foi aprovado? Qual o último? 

       Sou formado em Direito. Durante minha preparação para os estudos, houve um período no qual somente estudava, porém, nos últimos oito meses que antederam o concurso do TCE/MG, trabalhei como professor substituto da Universidade Federal de Viçosa – campus Rio Paranaíba. Último concurso que fiz foi TCE/SP. Minha intenção sempre foi o TCE/MG, e, em quatro anos, fiz poucos concursos. Acho que uns 6, apenas. Nesses, logrei aprovação em dois concursos, porém, fora das vagas (no concurso para Advogado da Prefeitura de Araújos – 2º lugar – e no concurso para Analista Legislativo da cidade de Nova Serrana (8º lugar).

Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados? 

       No início, parece que a ficha não caia. Não sabia se ria ou se chorava. Foi passando um “flash” de todos os momentos de desespero durante minha preparação. Aos poucos fui me acalmando.

Você já havia feito outras consultorias ou coaching para concurso anteriormente?

       Sim, mas não havia me adaptado ao método aplicado pelo coaching. Entrei em contato com o blog Ciclo de Estudos e me adaptei perfeitamente ao método.

Como o Blog Ciclos de Estudou contribuiu para sua aprovação?

       Eu tinha muita dificuldade em organizar os horários e matérias, já que eram muitas disciplinas a serem estudadas (12 matérias). O método de resoluções de questões proposto pelo meu consultor deu um “up” muito grande no meu desempenho.

Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social para passar no concurso o mais rápido possível? 

       Para ser bem sincero, abri mão do convívio social, apesar de não ser tão radical. Praticava alguns esportes que eu gostava e mais algumas poucas coisas que me trazia tranquilidade. Nem me lembro a última vez que fui à uma balada (rsrsrsrsrsr). Nos sábados à tarde, tomava uma cerveja de leve, para que, no domingo, recomeçasse a rotina de estudos.

----------------------------------------------------------------
"Recomendo o Blog Ciclo de Estudos, uma vez que o programa de coaching é muito personalizado e dinâmico"
                          Fabiano Murilo Melo, aluno do Blog Ciclos de Estudo aprovado no TCE - MG
                                                                     ------------------------------------------------------------------

Como você julga a preparação do Blog Ciclos de Estudo no período pré-edital, foi possível sentir-se seguro e bem direcionado? Como eram as metas? 

       Durante o período de pré-edital, conversei muito com meu coaching e chegamos a uma conclusão do que estudar e do que excluir do cronograma de estudos. Esse foi um dos pontos mais cruciais na minha preparação. O bacana do Blog é que há sempre uma troca de ideias, permitindo uma maior flexibilidade. Meu coaching me escutava muito, e sempre chegamos a um ponto em comum. As metas repassadas eram tangíveis, de forma que eu sempre conseguir cumpri-las.

No pós edital, como você sentiu as metas estabelecidas e o acompanhamento do Blog Ciclos de Estudo? Foi possível revisar, aprender os tópicos novos do edital e treinar para a discursiva?

       Quando saiu edital, eu já estava com praticamente 80% da matéria vista, uma vez que eu queria esse concurso de qualquer forma. Durante o edital, dediquei-me à contabilidade e contabilidade pública (matérias que não estudei no pré-edital) e parei de estudar Direito Previdenciário, porque não iria cair. O lapso temporal entre o edital e a prova foi mais que suficiente. Quanto à revisão, consegui fazê-la quase na íntegra. Treinei muito para a prova discursiva. Esse foi outro fator que muito me diferenciou.

Você estudou por quanto tempo, contando toda a sua preparação? Durante este tempo de estudo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos mesmo naqueles períodos em que não havia edital na mão? 

       Minha preparação durou 4 anos. Durante esse período, cheguei a desistir uma vez e fiquei parado por 5 meses, eis que o edital nunca mais que saia. Durante os demais períodos de estudo, mesmo sem edital, eu era muito focado e, por isso, conseguia estudar. Passar no TCE/MG, era o meu maior sonho.

Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um? Como a assessoria do Blog Ciclos de Estudo te ajudou nessa empreitada de escolha dos materiais, o auxílio foi bom? 

       Usamos o material do Estratégia Concursos, exceto para português, que eu comprei o curso da Flávia Rita. Para questões, eu assinava tanto o TECConcursos quanto o Qconcursos. Eu gosto demais da didática e método do Estratégia  através de aulas digitais, entretanto, quando eu tinha dificuldades com alguma disciplina, bastava falar com meu coaching do Blog Ciclo de Estudos que, logo em seguida, o problema já era resolvido. Ou trocava de material ou trocava o método. Era tudo bem dinâmico. Havia uma grande preocupação não só com o aprendizado, mas estudar de uma forma que tornasse o estudo mais prazeroso. 

Uma das principais dificuldades de todo o concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e re-leitura da teoria? Ter a assessoria do Blog te ajudou nesses pontos?

       Eu estudava cerca de 3 disciplinas diárias, intercalando com exercícios. Minha meta de estudos era 7 horas diárias dependendo do dia, haja vista que eu trabalhava. Acredito que ter a matéria resumida me ajudou e muito nas revisões pontuais. Uma coisa é certa, quanto mais você ler, mais você vai gravar. No meu caso, quando comecei com a assessoria do Blog Ciclo de Estudo, a avaliação de conteúdo foi muito boa e meu coaching de cara percebeu que minha bagagem de conhecimento já era mais que suficiente. Então, a proposta dele era focar mais em questões. E foi assim que fizemos. Lado outro, matérias que eu não conhecia, p. ex. Contabilidade, a ideia inicial foi pegar uma base teoria, para, depois, partirmos para os exercícios.

----------------------------------------------------------------
"O bacana do Blog é que há sempre uma troca de ideias, permitindo uma maior flexibilidade. Meu coaching me escutava muito, e sempre chegamos a um ponto em comum."
                          Fabiano Murilo Melo, aluno do Blog Ciclos de Estudo aprovado no TCE - MG
                                                                     ------------------------------------------------------------------

Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades? 

       Tenho muita facilidade para aprender e memorizar. Contudo, disciplinas que fugiam à área do direito, causavam-me uma enorme dificuldade, como Contabilidade e Auditoria Governamental. Para superar tais dificuldades, buscamos um material mais didático e que eu conseguisse me adaptar melhor.

A reta final é sempre um período estressante. Como você levou seus estudos neste período? Você se concentrava nas matérias de maior peso ou distribuía seus estudos de maneira mais homogênea? Focava mais na re-leitura, em resumos, em exercícios, etc ? 

       Tirei as 3 últimas semanas para revisar, eis que eram 12 matérias. Foi um sufoco só. Nesse período, fiz alguns exercícios, mas reduzi expressivamente a quantidade. Focava mais na leitura dos resumos que fiz. Não olhei muito a questão do peso e quantidade de questão não, para ser honesto. Todavia, jamais me descuidava das matérias em que sabia que elas seriam fundamentais. Confiava no meu coaching que fez a organização e distribuição dos meus estudos.

Na semana da prova, nós sempre observamos vários candidatos assumindo uma verdadeira maratona de estudos (estudando intensamente dia e noite). Por outro lado, também vemos concurseiros que preferem desalecerar um pouco, para chegar no dia da prova com a mente mais descansada. O que você aconselha? 

       No meu caso foi meio termo. Inicie a semana com um ritmo forte de estudos, reduzindo-o no final de semana. Isso para que pudesse descansar meu cérebro e não chegar cansado na hora da prova.

Se você tivesse que apontar quais foram os maiores ACERTOS em sua preparação, quais seriam? 

       Vou anunciar três: Preparação com antecedência, estudar com um material de qualidade, foco no objetivo por meio de rotina.

Pela sua experiência e contato com outros concurseiros, diga-nos quais são os maiores erros que as pessoas cometem quando decidem se preparar para concursos? 

       Cada pessoa tem um estilo de vida, por isso é difícil dizer. Acredito que esteja mais ligado à falta de organização, revisão e treinamento com questões. É importante encarar o concurso como uma guerra, na qual você deve ser o vitorioso. Então jogar com todo o seu armamento e força de vontade são fatores essenciais. Outro ponto que percebo, é que vários concurseiros saem fazendo qualquer concurso pela frente. Acredito que seja melhor escolher uma área e focar nela. 

O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? 

       Certamente, abrir mão de várias coisas que eu gostava. Sair com amigos, assistir uma boa série, tomar um gelada, ficar de boa, pensar que não ia dar certo (desilusões).


Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
       
       Quero dizer àqueles que estão começando os estudos que a jornada nunca foi, não é e não será fácil. Vocês enfrentarão várias intempéries. Saibam que o caminho é longo e cheio de hostilidades, mas que o resultado final vale muito a pena. Recomendo o Blog Ciclo de estudos, uma vez que o programa de coaching é muito personalizado e dinâmico.

Compartilhe este artigo:

0 comentários

 
© Blog Ciclos de Estudo™
Posts RSS Comments RSS
Back to top