Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 27 de março de 2019

ICMS - Bahia e ISS - Guarulhos no mesmo dia: o que fazer?



Pegou de surpresa todos os concurseiros a mudança na data de realização das provas do concurso do ISS - Guarulhos para 26/05, mesmo dia da seleção para o ICMS - Bahia. Muitos estavam se preparando pretendendo prestar os dois certames, e agora fica a dúvida: qual escolher?

Antes de ler nosso artigo com dicas para direcionar sua opção, clique nos links abaixo e confira informações mais detalhadas sobre cada oportunidade;

- ICMS Bahia (clique aqui)
- ISS - Guarulhos (clique aqui)

Se quiser saber mais alguma coisa sobre esses certames, CLIQUE AQUI e nos chame no WhatsApp a qualquer hora.

Vamos agora as dicas, diretas e sem enrolação:

1- Estudo concomitante para outros certames com edital já publicado

O começo do ano reservou diversos editais para Fiscos Municipais (Curitiba, Manaus e Guarulhos) e apenas um para Fiscos Estaduais (Bahia), portanto, quem escolher Guarulhos já estará indiretamente se preparando melhor os outros ISSs (mudam via de regra os aspectos mais detalhados da legislação tributária). Toda a legislação federal do ISS (grosso da matéria de LT) é a mesma para qualquer certame, o que certamente ajuda na preparação.

Para quem quer mirar outro Fisco Municipal com edital já aberto, recomenda-se optar pelo ISS - Guarulhos. Uma vírgula se faz necessária no caso de quem está estudando também para o ISS - Manaus, que é organizado pela FCC (Fundação Carlos Chagas), em que pode ser válida a conciliação com o ICMS - Bahia.


2- Aproveitamento do estudo anterior para área fiscal

Em 2018 tivemos dois grandes concursos de Fiscos Estaduais organizados pela FCC (ICMS - Goiás e ICMS - Santa Catarina), que também é responsável pelo ICMS - Bahia. Portanto, quem estudou firme para esses Fiscos no ano passado já está mais familiarizado com a Fundação Carlos Chagas e também com a Legislação de ICMS, que é grande e complexa.

Logo, quem estudo para os Fiscos Estaduais organizados pela FCC em 2018, pode ser interessante se direcionar para o ICMS - Bahia.


3 - "Dificuldade" do edital 

Para quem não está muito avançado nos estudos, em resumo, é recomendado focar no ISS - Guarulhos, uma vez que o edital é menos complexo do que o do ICMS - Bahia. A legislação de ICMS é mais complexa do que a de ISS e a Vunesp, organizadora de Guarulhos, provavelmente fará uma prova menos difícil do que a FCC para a Bahia.

Claro que prever dificuldade da prova não é garantia de nada, mas sempre é possível projetar como serão os certames com base no histórico da organizadoras.


4 - Utilização do estudo para certames fiscais futuros

Os Fiscos Municipais sempre tem oportunidades abertas por todo o Brasil, portanto, quem estudar para Guarulhos levará o conhecimento, principalmente da Legislação, para mais oportunidades futuras do que na Área Estadual. Entretanto, muitos miram nos Fiscos Estaduais como "concurso final" e não urgência em entrar no serviço público, portanto pode ser interessante mirar no ICMS - Bahia.


5 - Local de Trabalho e Salário

É sempre importante levar em conta a localidade trabalho na hora de escolher o concurso, portanto, sempre lembre que a Bahia tem praias maravilhosas, mas tem violência, e Guarulhos tem o maior aeroporto do país, mas também tem violência. Portanto, pesquise bastante os prós e contras de cada local onde você terá que morar parte da sua vida.

O salário, no caso, é parecido na entrada, mas a progressão na Bahia é melhor e, via de regra, Fiscos Estaduais tem remuneração e carreira melhores.


E aí, qual você vai escolher?
Compartilhe este artigo:

0 comentários

 
© Blog Ciclos de Estudo™
Posts RSS Comments RSS
Back to top