Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 7 de junho de 2019

Panorama - Concursos Públicos e Política: MAIO



Entraram em vigor, no dia 01/06/19, as novas regras referentes aos concursos públicos do Poder Executivo Federal, que foram definidas pelo Decreto 9.739/2019, editado em março pelo Presidente Jair Bolsonaro.

Em resumo, os órgãos e demais entidades que precisem da contratação de novos servidores via concurso público terão de cumprir uma série de requisitos, entre eles a comprovação de que foi tentado o remanejamento de funcionários de outros setores, a informatização completa das atividades, apresentar um quadro com todos as movimentações de pessoal dos últimos 05 anos e previsão de aposentadorias, provar que não é possível preencher as vacâncias com terceirizados, etc.

|Clique aqui| e confira o texto na íntegra.

É possível, sem maiores delongas, constatar que o objetivo da equipe econômica do Governo, chefiada pelo Ministro da Economia, Paulo Guedes, é diminuir o tamanho e a força do Estado, seguindo a linha ideológica que foi pregada durante toda a campanha eleitoral. O discurso da última semana na Câmara corrobora ainda mais o ódio do Ministro pelo serviço público, quando disse que "suspenderia os concursos do Executivo Federal pois o Estado contratou servidores demais", demonstrando desconhecimento do caótico quadro de funcionários da maioria dos órgãos e entidades estatais brasileira.

Os concursos do Poder Executivo Federal, com o Decreto e as falas e direcionamento de Guedes, devem ter sua realização muito dificultada. Entretanto, carreiras típicas de Estado, como a Receita Federal, e carreiras relacionadas a Segurança Pública (como a Política Federal) devem ter mais força para realizar seleções e contratar novos servidores, devido a importância desses cargos par ao funcionamento do Estado brasileiro.

Vale destacar que os Poderes Judiciário e Legislativo, bem como os Poderes Executivos dos Estados e Municípios NÃO são afetados pelo Decreto e pelas vontades de Guedes, seguindo seu curso e rotina hodiernamente.

Se quiser tirar qualquer dúvida sobre o mundo dos concursos públicos, CLIQUE AQUI e nos chame no WhatsApp a qualquer hora.

Finalizando, destacamos que este Blog e sua equipe REPUDIAM veementemente toda e qualquer tentativa de menosprezo do servidor público e do concursos público, seja feita por quem quer que seja, em prol de terceirizações, indicações políticas ou qualquer ideologia, uma vez que um serviço público de baixa qualidade influenciará negativamente a vida de toda população, mormente daqueles que mais precisam de auxílio.
Compartilhe este artigo:

0 comentários

 
© Blog Ciclos de Estudo™
Posts RSS Comments RSS
Back to top