Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 16 de agosto de 2019

Preparar, fogo, apontar!



A frase pode causar certa estranheza, já que no ditado popular seria “preparar, apontar, fogo!”. Mas o que significa então “preparar, fogo, apontar”?

Toda vez que vamos iniciar um novo projeto, certamente devemos planejar, seja pesquisando, estudando ou perguntando às pessoas com mais experiência no assunto. Entretanto, não se pode saber tudo que vai ocorrer no futuro e é impossível ter todas as informações de antemão.

O que acontece muitas vezes é que queremos estar preparados para qualquer circunstância que surja. E aí que está o problema: isso não será possível. Devemos sim nos preparar com o máximo de informações, mas não podemos deixar de agir. Não podemos planejar, planejar e planejar, tentando prever tudo, pois podemos demorar tanto para agirmos e perdermos a oportunidade. Veja bem, não estou falando para não nos planejarmos, mas sim para planejarmos e, sobretudo, agirmos.

Assim, “preparar, fogo, apontar” significa aceitarmos nossa situação atual, nos prepararmos da melhor forma possível, agirmos, e, depois que já estamos em campo, corrigirmos eventuais desvios de rumo para continuarmos no caminho do objetivo. A ideia, então, é você começar o jogo com tudo o que tem, no lugar onde está.

No mundo dos concursos não é diferente.

Muitos falam que têm o sonho de passar no cargo "tal". Pesquisam, se planejam, perguntam, pensam, sonham, mas não agem! “Quando acontecer isso, começo a estudar; quando eu sair do meu emprego, começo a estudar; quando eu tiver mais tempo, começo a estudar; se eu tivesse isso, começaria a estudar”...quando, se, quando, se....e, por fim, não começam! Sonham, planejam, pensam, mas não fazem o mais importante: estudar! Mais uma vez: isso não quer dizer começar sem planejamento ou método, mas, sim, simplesmente começar.

Todos os dias pensamos que existe a situação ideal para começar a estudar. Eu mesmo pensava que era largar meu trabalho para passar para o cargo de Auditor Fiscal. Já cheguei a pensar              que era impossível passar sem largar o emprego. Mas, felizmente, eu estava enganado. Quando parei de pensar na situação ideal e passei a focar em simplesmente estudar, as coisas foram acontecendo, e, por fim, consegui!

Portanto, tenho uma boa notícia para você: a melhor situação para você começar é agora, com o que você tem e onde você está! Não espere a situação ideal, pois ela não existe. Mesmo que você largue seu emprego atual para estudar, por exemplo, existirão outros obstáculos no caminho. É claro que toda decisão deve ser colocada na balança para ver se vale a pena, mas não procrastine. Estude e estude!!!!

Então, fica a dica: preparar, fogo, apontar!!

Lohan Molina
Consultor Blog Ciclos de Estudo
Compartilhe este artigo:

0 comentários

 
© Blog Ciclos de Estudo™
Posts RSS Comments RSS
Back to top