Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 3 de setembro de 2019

Depoimento de Lohan Molina, Auditor Fiscal do ISS - São Gonçalo e novo consultor para área fiscal

Olá caros amigos concurseiros!

Primeiramente gostaria de dizer que é uma grande honra escrever um depoimento. Eu sempre ficava lendo depoimentos antes de dormir, imaginando esse dia que finalmente chegou! Em breve, você, que está lendo esse texto, estará escrevendo o seu, acredite!!

Meu nome é Lohan Molina, sou carioca, tenho 29 anos e sou Auditor Fiscal da Receita Municipal de São Gonçalo-RJ, tendo saído da Marinha do Brasil no posto de Capitão-Tenente. No decorrer do depoimento contarei a minha história e darei algumas dicas de estudo, aprendidas ao longo da minha jornada.


Marinha do Brasil e início dos estudos

Blog Ciclos de Estudo 2019 - Auditor Fiscal

Minha trajetória no mundo dos concursos começou cedo, aos 14 anos de idade. Aos 14 e 15 anos prestei o concurso para o Colégio Naval, sendo aprovado na segunda tentativa. Assim, aos 15 anos se iniciava minha vida na Marinha. Fiz Colégio Naval e em seguida Escola Naval, tendo me formado em Ciências Navais, habilitação em Eletrônica, e pós-graduação em Hidrografia. Assim que me formei, comecei a pensar no que faria, pois a vida militar já não me agradava muito.

Entretanto, fiz uma viagem longa  num intercâmbio com a Marinha Francesa e a decisão teve que esperar um pouco mais. Foi justamente em um porto desta viagem, em 2014, que soube que dois amigos meus de turma e outro de uma turma acima tinham passado no concurso do ICMS RJ. Continuei pesquisando sobre a área fiscal e fui me identificando cada vez mais. Assim, coloquei diante de Deus esse projeto de ser Auditor Fiscal e depois de um certo tempo decidi que mergulharia de cabeça nos estudos.


O dia a dia dos estudos para a Área Fiscal e as primeiras provas

Blog Ciclos de Estudo 2019 - Auditor Fiscal

“O conhecimento e a inteligência são construídos aos poucos, todos os dias. É preciso tempo para que as informações se consolidem em sua memória”.

Ou seja, não se passa num concurso de alto nível estudando no pós-edital em 2 meses. Quando aprendemos, nosso cérebro sofre mudanças físicas, pois mais sinapses são formadas, dia após dia de estudo. Por isso, não adianta querer aprender tudo em 1 mês! O processo leva tempo e temos que ter PACIÊNCIA. Detalhe é que esse processo de rearranjo dos neurônios acontece quando dormimos. Ou seja, durma bem! Não adianta estudar 15 horas por dia e dormir pouco, pois senão todo estudo vai por água abaixo. Uma boa noite de sono vai encaixar mais uma peça do quebra cabeça no seu cérebro, transformando aquela informação em conhecimento. Portanto, devemos respeitar nosso corpo. Assim, a cada meta cumprida era uma alegria enorme de saber que adquiria mais conhecimento.

Meu maior desafio foi conciliar estudo e trabalho. Chegar do trabalho cansado e ainda estudar não é nada fácil. Mas eu sabia que não tinha escolha. Eu estudava durante todo meu tempo livre, tirando alguns descansos aos domingos. No início fui radical e estudava de domingo a domingo, descansando somente a tarde de 15 em 15 dias. Não preciso dizer que quase pirei e o estudo passou a render menos. Uma outra dica é ter equilíbrio. Você precisa estudar bastante, mas com qualidade, como diz William Douglas:

“Então estude o máximo que você puder, mas mantida a qualidade”

Entretanto, confesso que demorei a entender isso e o corpo deu sinal de fadiga, estresse e exaustão em diversos momentos.

Pois bem, no começo de 2015 abriu o concurso do ICMS PI. Acabei não fazendo, pois tinha só alguns meses estudando e nem tinha iniciado várias matérias. Passados uns 10 meses de estudo, abriu o concurso ISS Araruama. Resolvi fazer mais como teste mesmo. Fiquei muito feliz com o resultado (64º lugar), mas ainda sim fora das vagas.

Continuei firme a aí saiu o edital do ISS Niterói, no final de 2015. Eu estava bem empolgado, fazia toneladas de questões (outra dica: FAÇA INFINITAS QUESTÕES! QUE FAZER QUESTÕES TORNE-SE SEU NOVO HOBBY) e ainda tirei férias antes da prova. Entretanto, não consegui manter o equilíbrio. Estudava tanto, só pensava na prova 24h por dia, alguns dias tive dificuldade de dormir, almoçava vendo vídeo aula de informática e não me permitia nenhum descanso. Nessa época usava o aplicativo aprovado para contabilizar as horas líquidas de estudo. Minha média estava em 10h, 11h líquidas por dia, pois tinha tirado férias e só estava estudando. Se eu fizesse menos, ficava chateado comigo. Acabou que o número de horas tornou-se um fim em si mesmo e eu estava me esquecendo da qualidade. Isso me deixou extremamente ansioso! E assim foi por 1 mês, de domingo a domingo, sem descanso algum. Claro que no pós-edital o ritmo tem que aumentar, mas é fundamental chegar na prova com saúde e equilibrado. A prova veio bem complicada e perdi tempo demais em contabilidade. Faltou estratégia da minha parte de me organizar com o tempo. Conclusão: Nem li as 15 questões de direito empresarial, chutei mais de 20 questões da prova ao todo e fiquei bem longe das vagas.

Essa prova foi um baque enorme para mim. Eu havia perdido a oportunidade de continuar morando no Rio de Janeiro. Hoje vejo que errei em não ter EQUILÍBRIO, de não ter traçado minha ESTRATÉGIA para a prova e não ter controlado o tempo. E pior ainda: iria começar em 2016 um curso de carreira obrigatório na Marinha (pós-graduação), com aulas das 08h até 16h50 com conteúdos totalmente diferente dos que estava estudando para área fiscal. Antes eu tinha que cumprir o expediente das 08h às 16h (teoricamente, pois era difícil sair no horário e ainda tinha serviço), mas agora eu teria que assistir aulas obrigatoriamente e fazer provas de assuntos totalmente diferentes.

Tirei uns 15 dias de pausa para colocar minha cabeça no lugar, pois não aguentava mais. O que me fez erguer a cabeça foi saber que Deus estava do meu lado e que já tinha estudado tanto que não valia a pena desistir. Na verdade não pensei em desistir de ser Auditor, mas pensava sair da Marinha e ficar só estudando. Entretanto, senti que essa não era a decisão mais sábia e Deus falou profundamente comigo através de Eclesiastes 3:1

“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu”.

Com isso em mente, sabia que era só não desistir que minha hora um dia chegaria.

Logo no início de 2016 saiu o edital do ISS Cuiabá. Resolvi fazer, mesmo não pretendendo sair do RJ, pois a seca de concursos era tanta que resolvi fazer qualquer concurso da área fiscal. Dessa vez eu não poderia tirar férias, pois eu estava no curso da Marinha. Mesmo assim, resolvi encarar o desafio, já que não tinha escolha. Foi extremamente difícil, pois a carga horária da pós-graduação da Marinha era bem puxada, provas toda semana, trabalhos para entregar, etc. Estudei o que pude, dei meu melhor e fui para a prova. Senti que tinha mandado razoavelmente bem, mas sabia que não dava para ficar nas 7 vagas (se não me engano foi isso). Acabou que fiquei em 66º. Não foi suficiente, mas fiquei satisfeito pela minha evolução. Em Niterói eu tive bem mais tempo no pós-edital, estava bem mais confiante, mas fui bem mal. Dessa vez eu nem tive como tirar férias, tive menos tempo para estudar, mas fui melhor. Atribuo isso não só ao conhecimento acumulado, mas também a um equilíbrio melhor. Eu não estava tão preocupado em passar e não me cobrei excessivamente a ponto de passar mal. Aí fica outra dica: não pense excessivamente em passar, mas pense em ACERTAR O MÁXIMO DE QUESTÕES. Em toda prova você deve se concentrar no momento, se envolver com a prova e procurar fazer a melhor prova possível. A aprovação será a consequência. Se focar demais no resultado, acabará ficando ansioso. Outra coisa: curta o processo de aprendizado focando em se aperfeiçoar para fazer provas excelentes.


Auditor Fiscal do ISS - São Gonçalo (RJ)

Blog Ciclos de Estudo 2019 - Auditor Fiscal

“O sucesso é uma jornada, não um ponto final. Metade do prazer está em percorrer o caminho.”

Ou seja, tenha prazer em estudar, em aprender, em crescer. Não veja o estudo como um fardo, uma obrigação, mas como algo prazeroso que fará você chegar no seu objetivo.

Assim que passou a prova de Cuiabá, para minha surpresa, saiu o edital de uma prova no Estado do Rio de Janeiro: ISS São Gonçalo. Eu ainda estava na pós-graduação da Marinha, não poderia tirar férias e estava naquela rotina desgastante de aula todos os dias e prova toda semana. Resolvi encarar o desafio. 

Foi uma rotina extremamente desgastante. Nas vésperas de prova na Marinha eu estudava para o ISS SG de umas 17h30 até umas 22h e das 22h até 00h, 1h da manhã eu estudava para a Marinha. Realmente não tive escolha e nem tempo para descanso. A prova do ISS SG estava bem perto e era minha oportunidade para continuar morando no RJ. Uma parte de mim só queria reclamar da minha situação de falta de tempo, mas outra mandava eu estudar, pois não havia alternativa.  Sentia falta daquele 1 mês de férias para dar o gás final, mas continuei confiando em Deus e estudando. Fui para prova um pouco apreensivo (normal rsrs), mas com a consciência tranquila de que tinha dado o meu melhor.

Quando saiu o resultado eu nem conseguia acreditar! Pela pontuação tinha ficado em 7º empatado com o 8 e 9º, mas pelo critério de idade fui para 9º (na época tinha 26 anos). O esforço tinha valido a pena!

Por muitos momentos eu tive a crença limitante que não conseguiria porque tinha pouco tempo para estudar, ainda mais nesse pós-edital do ISS SG. Esse era meu maior conflito interno, uma barreira que acabei formando, mas graças a Deus foi quebrada. É possível passar mesmo trabalhando em tempo integral! Inclusive, muitos dos que passaram trabalhavam. Então, se você não pode largar seu emprego, não forme a crença limitante de que é impossível passar. Pode até demorar mais, mas é possível com organização, paciência e muita disciplina. Chegar cansado depois de uma rotina desgastante e sentar para estudar enquanto seu corpo quer descansar não é nada fácil. Nesses momentos, deixe a DISCIPLINA te guiar se a vontade não quiser. Não to falando que não deva descansar, mas que certamente terá que fazer um sacrifício. Nos dias em que estiver muito cansado, estude nem que por 1 horinha. Como já dizia Clarice Lispector, a direção é mais importante que a velocidade. Assim, o que você não pode perder é o HÁBITO de estudar todo santo dia, a CONSTÂNCIA.


A emoção da nomeação

Blog Ciclos de Estudo 2019 - Auditor Fiscal

Aqui vai um recado para todos os concurseiros que ainda estão na luta: Não desista! Nenhuma grande conquista vem fácil e não há vitórias sem lutas. Serão muito sábados, domingos, feriados ensolarados que você passará trancado no quarto estudando. Muitos te criticarão e falarão que você tem que parar com isso e ir aproveitar a vida. Na verdade essas pessoas só pensam no curto prazo. Será um sacrifício de alguns anos que farão com que você tenha tempo, liberdade e um salário digno para o resto da vida! Depois você terá bastante tempo para aproveitar esses sábados, domingos e feriados, e de uma maneira com muito mais qualidade. Deus tem um plano de paz para todos nós, ele não quer nosso mal, quer nosso crescimento, nosso sucesso e tem prazer em abençoar. É na dificuldade que crescemos. Pode ter certeza que no fim dessa jornada você não só saberá bem as matérias que estudou, mas também terá crescido muito como pessoa, será mais persistente, mais disciplinado (a), terá mais paciência, dentre muitas outras coisas.  Toda vez que eu desanimava eu me agarrava nesse versículo abaixo:

“Pois eu bem sei os planos que estou projetando para vós, diz o Senhor; planos de paz, e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança”.(Jeremias 29:11)

Meu pai em muito me inspirou, pois ele também conseguiu passar no concurso que queria, mesmo sendo recém-casado na época, com dois filhos e trabalhando. Nunca esqueço a imagem de meu pai estudando na área de serviço da nossa minúscula casa, no escuro e só com a luminária acesa para não acordar eu, minha mãe e minha irmã. Nunca vou esquecer da minha esposa gritando de felicidade no celular quando eu disse que tinha sido nomeado!! Agradeço, acima de tudo a Deus, que me mostrou em toda essa jornada que o que mais importa nessa vida é nosso relacionamento com Ele. Nos momentos mais difíceis, Ele me confortava, me dava esperança e me fazia entender que a tribulação tem um lado bom de nos moldar a sermos pessoas melhores e aprendermos a confiar mais Nele.

“E não somente isso, mas também gloriemo-nos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a perseverança, e a perseverança a experiência, e a experiência a esperança;  e a esperança não desaponta, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.”   (Romanos 5:3-5)


Minha nova missão.
Agora que assumi o cargo de Auditor Fiscal do ISS - São Gonçalo, minha nova missão é aqui no Blog Ciclos de Estudo. Sou o novo consultor do site para a Área Fiscal.

Vou ensinar todos que quiserem entrar nessa gratificante área e mostrar os pormenores e atalhos para a aprovação.

Vem comigo?!
Compartilhe este artigo:

0 comentários

 
© Blog Ciclos de Estudo™
Posts RSS Comments RSS
Back to top