Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 10 de março de 2020

Depoimento do aluno Raul Oliveira, aprovado em 5º no concurso da EBSERh

É com imensa alegria que compartilhamos aqui o depoimento do aluno Raul Oliveira, aprovado, com apenas 23 anos, no concurso para Analista da EBSERh, com salário inicial de mais de R$ 10.000,00, na especialidade Engenharia Elétrica. Desejamos ao nosso aluno sucesso nessa nova fase de sua vida.




Conte-nos um pouco sobre você, para que as pessoas que nos assistem possam te conhecer melhor. Você é formado em que área? Trabalhava e estudava, ou se dedicava inteiramente aos estudos? Quantos e quais concursos já foi aprovado? Qual o último?
Formado em Engenharia Elétrica na Universidade Federal de Pernambuco em 2019. Dedicação exclusiva aos estudos e este foi o primeiro concurso que prestei.


Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados?
Um sentimento muito forte de orgulho de si mesmo.


Você já havia feito outras consultorias ou coaching para concurso anteriormente? 
Não, apenas o Blog Ciclos de Estudos.


Como o Blog Ciclos de Estudos contribuiu para sua aprovação? Como foi sua experiência com nosso consultor?
Contribuiu ajudando a escolher os melhores materiais para meu nível de experiência em conhecimentos gerais e principalmente para legislação da EBSERH e do SUS, uma vez que não são disciplinas comuns à maioria dos concursos públicos. Também foram fundamentais na organização e macetes de estudos, metas e rotinas a serem seguidas rumo a aprovação.


Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social para passar no concurso o mais rápido possível?
De segunda a sexta me dedicava somente aos estudos e estudava até 23:00 horas. Sábados e Domingos o horário de estudos era mais maleável para que eu pudesse também ter o meu lazer e aliviar a tensão.


Como você julga a preparação do Blog Ciclos de Estudo no período pré-edital, foi possível sentir-se seguro e bem direcionado? Como eram as metas?
Não tive período de estudo pré-edital.


No pós edital, como você sentiu as metas estabelecidas e o acompanhamento do Blog Ciclos de Estudo? Foi possível revisar e aprender os tópicos novos do edital?
As metas foram ajustadas de acordo com minha disponibilidade, pesos das matérias no concurso e meu nível de conhecimento/ taxa de acertos nas questões resolvidas. Foi possível revisar todos os tópicos do edital com relação a conteúdos básicos e legislação.


Você estudou por quanto tempo, contando toda a sua preparação? Durante este tempo de estudo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos mesmo naqueles períodos em que não havia edital na mão?
Comecei no dia 12 de novembro de 2019 e o concurso aconteceu no dia 02 de fevereiro de 2020. Como sempre estudei com o edital em mãos, as maiores dificuldades foram conciliar o tempo nas épocas de feriados do final de dezembro e início de janeiro.


Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um? Como a assessoria do Blog Ciclos de Estudo te ajudou nessa empreitada de escolha dos materiais, o auxílio foi bom?
Somente PDF e vídeoaulas. A vantagem de estudar por vídeoaulas está na capacidade de absorção do conteúdo e a desvantagem é que levava mais tempo, já por PDF a vantagem é o menor tempo de estudo e a desvantagem é que se torna mais cansativo. A assessoria disponibilizou os materiais, de alguns sites preparatórios para concursos, via google drive.


Uma das principais dificuldades de todo o concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e re-leitura da teoria? Ter a assessoria do Blog te ajudou nesses pontos?
Estudava cerca de 4 matérias por dia, de duas horas a três horas cada matéria. Estudava todas as matérias ao longo da semana, não fazia resumos e focava amais em exercícios e na releitura da teoria, principalmente relativas aos exercícios em que tinha mais dificuldade.


----------------------------------------------------------------
"As metas foram ajustadas de acordo com minha disponibilidade, pesos das matérias no concurso e meu nível de conhecimento/ taxa de acertos nas questões resolvidas. Foi possível revisar todos os tópicos do edital com relação a conteúdos básicos e legislação."

                          Raul Oliveira, aluno do Blog Ciclos de Estudo aprovado na EBSERh
                                                                     ------------------------------------------------------------------


Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Tinha dificuldade nas disciplinas de legislação, principalmente na lei seca. Quando finalizava a meta da semana eu assistia videoaulas e refazia os exercícios para fixar os conteúdos e trechos da lei seca.


A reta final é sempre um período estressante. Como você levou seus estudos neste período? Você se concentrava nas matérias de maior peso ou distribuía seus estudos de maneira mais homogênea? Focava mais na re-leitura, em resumos, em exercícios, etc?
Neste período foquei em exercícios e nas matérias de maior peso.


Na semana da prova, nós sempre observamos vários candidatos assumindo uma verdadeira maratona de estudos (estudando intensamente dia e noite). Por outro lado, também vemos concurseiros que preferem desalecerar um pouco, para chegar no dia da prova com a mente mais descansada. O que você aconselha?
Aconselho achar o seu meio termo, que no meu caso foi a quantidade de horas estudadas por dia, normalmente estudava cerca de 8 horas por dia, porém neste período passei a estudar apenas 6 horas no máximo e também aconselho dormir mais horas no dia próximo da data da prova. 


Se você tivesse que apontar quais foram os maiores ACERTOS em sua preparação, quais seriam?
O primeiro é manter a rotina, o que foi fundamental, visto que enfrentei um grande desafio que foi ler materiais com análises de legislação, o que nunca tinha feito antes. O segundo foi o descanso mental principalmente nos domingo.


Pela sua experiência e contato com outros concurseiros, diga-nos quais são os maiores erros que as pessoas cometem quando decidem se preparar para concursos?
A maioria deixa de praticar exercícios, alimentam-se mal, madrugam demais e quando está próximo da data da prova sentem-se exaustos e até com dificuldades de concentração. Cada um possui o próprio equilíbrio.


O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação?
Dividir o tempo de estudos com o tempo do lazer e consequentemente manter a rotina de estudos e a autoestima.
Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Aconselho buscar orientação na forma de se organizar e na escolha do melhor material para estudo para o seu concurso. A assessoria me ajudou bastante neste quesito e na motivação, principalmente no início, pois me sentia bastante perdido e desacreditado de qualquer escolho que podia tomar. Recomendo o Blog Ciclo de estudos, uma vez que o programa de coaching é muito personalizado e dinâmico.

Compartilhe este artigo:

0 comentários

 
© Blog Ciclos de Estudo™
Posts RSS Comments RSS
Back to top